Treinamento orienta população de Itabira sobre como agir em emergências com barragens

Foto: Arquivo

Itabira recebe nesta quarta-feira (15), às 15h, simulado de emergência nas barragens. A ação será conduzida pela Defesa Civil Municipal, com apoio da Vale. O exercício tem caráter preventivo e busca orientar moradores, trabalhadores e pessoas que circulam na chamada Zona de Autossalvamento (ZAS) sobre como agir em caso de uma eventual emergência. Haverá acionamento das sirenes, precedido de aviso informando se tratar de um treinamento. Ao ouvir o alerta, a orientação é que a população siga as rotas de fuga sinalizadas até os pontos de encontro.

O simulado abrange áreas próximas às barragens Itabiruçu, entre bairros e comunidades: Conceição, Rio do Peixe, Cambucal I e II e Sistema Pontal, alcançando os seguintes: Abóboras, Água Fresca, Bálsamos, Rio do Peixe, Bananal, Barro Branco, Bela Vista, Campestre, Conceição, Córrego dos Bálsamos, Engenho, Fênix, Jardim Flamboyant, Jardim Belvedere, Jardim dos Ipês, João XXIII, Gabiroba, Laboreaux, Machado, Morro dos Tocos, Nova Vista, Palmital, Praia, Ribeira de Baixo, Ribeira de Cima, Rio do Peixe, Santa Ruth, Vale do Sol e Bethania.

“Não houve alteração nas condições de segurança das estruturas da Vale em Itabira, que seguem monitoradas 24h/dia e passam por inspeções regulares. O simulado integra as ações periódicas previstas na legislação para reforçar protocolos de emergência e testar sistemas de alerta,” informou a mineradora. O evento provoca interdições no trânsito em diferentes pontos, entre 14h45 e 15h45. Os bloqueios incluem trechos das  MGs 129 e 120 e a AMG-1210, além de vias nos bairros Conceição, Água Fresca, Gabiroba, João XXIII, Machado e Fênix.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *