
Crédito: Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo
A Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo realizou sua plenária, nesta terça-feira (1º) pelo programa Parlamento Jovem, Foram 23 alunos presentes à atividade política, no plenário da sede do Poder Legislativo, e contou com a gerência da Escola do Legislativo “Isabel Rodrigues”. Os jovens debateram formas de democratizar o acesso à cultura, explorando mecanismos de fomento a projetos culturais locais e os tipos de apoio que podem ser oferecidos pela sociedade civil e pelas esferas públicas.
Foram sugeridas propostas para ampliar a participação juvenil nos debates públicos, com foco na efetividade das políticas culturais e no incentivo à criação de leis ou projetos que beneficiem a juventude. Após uma atividade extensa, e com diversas propostas discutidas, foram eleitas duas em cada subtema analisado pelos estudantes: “Juventude e a Cultura como Direito”, “Organização das Políticas Culturais”, a “Participação Social” e “Patrimônio Cultural, Desenvolvimento e Cidadania”.
As propostas serão enviadas para análise durante a Plenária Regional do projeto, que acontecerá no mês de agosto. São Gonçalo do Rio Abaixo compreende o Polo Médio Piracicaba, ao lado dos municípios: Catas Altas, Itabira, Nova Era, Rio Piracicaba e Santa Bárbara. Esta é a 9ª edição do Parlamento Jovem na cidade, promovida em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), cujo objetivo é oferecer aos estudantes a vivência prática do processo legislativo e suas discussões.
Deixe um comentário