
Centro Cirúrgico do Hospital Márcio Cunha (HMC). Foto: FSFX
Visando otimizar a eficiência operacional do Centro Cirúrgico do Hospital Márcio Cunha (HMC), unidade administrada pela Fundação São Francisco Xavier (FSFX), para proporcionar mais acessibilidade a pacientes e médicos, além de promover a melhora na satisfação desses públicos; no início do ano, a diretoria do HMC investiu em projeto ousado que já colhe frutos: a contratação da consultoria especializada Intelligence Operations Management Technology (I-OMT), que significa na tradução literal Tecnologia de Gestão de Operações de Inteligência, já antevendo a obra de ampliação do Bloco Cirúrgico da Unidade II.
Com a aplicação da metodologia do Lean Healthcare, o Centro Cirúrgico implantou o projeto de melhoria nos processos, visando a excelência do tempo de eficiência operacional das salas cirúrgicas e do agendamento cirúrgico. As equipes foram treinadas e capacitadas pela consultoria para aperfeiçoar a gestão dos fluxos. O projeto previa uma série de ações, entre elas, o mapeamento das melhorias com as áreas de interface e a padronização de processos, desde o agendamento até a realização das cirurgias, gerando resultados importantes como a ampliação do número de procedimentos realizados e uma maior qualidade assistencial.

Hospital Márcio Cunha (HMC). Foto: FSFX
“Temos a expectativa muito positiva em relação as ações. A ideia é justamente potencializar tudo aquilo que já conseguimos realizar em 2024, mas de uma forma ainda mais estruturada. Não buscamos apenas alcançar os nossos resultados institucionais, mas, acima de tudo, garantir uma maior satisfação dos nossos pacientes, que são sempre o centro de nossa atenção, e das nossas equipes, que fazem tudo acontecer no dia a dia. Quando trabalhamos com organização e alinhamento, conseguimos garantir a efetividade dos processos, o que é fundamental para a sustentabilidade e a perenidade”, ressalta o diretor de negócios do HMC, Eduardo Blanski.
Vale destacar, ainda, a implantação do Business Intelligence (BI) exclusivo do Centro Cirúrgico, possibilitando acompanhar, em tempo real, os dados da unidade. “Essa estrutura inteligente tem nos permitido ajustar rotas, identificar gargalos e, principalmente, aumentar a disponibilidade de salas sem necessidade de novas construções”, reforça Eduardo Blanski. Outra ação relevante foi a implantação do Command Center (Centro de Comando), que permite uma gestão centralizada dos processos do Centro Cirúrgico do HMC, proporcionando uma análise do antes, durante e depois dos procedimentos, verificando se o planejado foi executado.

Foto: FSFX
O Centro Cirúrgico conta com 10 salas cirúrgicas no HMC Um e quatro no HMC Dois, e dobrará sua capacidade na unidade II. Além da ampliação, haverá a aquisição de novos equipamentos, para atender à crescente demanda por procedimentos cirúrgicos. “Essa expansão permitirá absorver uma demanda reprimida de procedimentos e ainda trazer mais espaço para cirurgias de maior complexidade, deixando tudo mais ágil, moderno e preparado para oferecer o melhor cuidado, com mais conforto, menos espera e mais segurança”, pontua o diretor de negócios. O investimento é de aproximadamente R$ 16,8 milhões.
Deixe um comentário