HNSD implanta ferramenta piloto de Inteligência Artificial, para otimizar atendimento

André Carvalho (analista de projetos de inovação do HNSD) e Roberto Pinheiro (Amiko Soluções). Fonte: Ascom/HNSD

O Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) está investindo em Inteligência Artificial (IA) para melhorar a qualidade do atendimento ao paciente. Desde o dia 12 de novembro, iniciou projeto piloto com uma assistente virtual SAHRA, parceria com o startup Amiko Soluções. A assistente virtual está na ala de internação de pacientes de convênio, mas a ideia é que, em breve, faça parte da rotina de todos os clientes.

O projeto terá duração experimental de 90 dias, e tem como principal objetivo agilizar o tempo de atendimento nas solicitações dos clientes, proporcionando jornada personalizada, e gerando maior satisfação do cliente. As informações da IA foram personalizadas segundo as principais solicitações recebidas pela equipe de enfermagem, na rotina com o cliente. A gestão da instituição crê que a inovação é algo primordial.

Atalho da SAHRA. Fonte: Ascom/HNSD

“O investimento em novas tecnologias e parcerias com startups que possam melhorar ainda mais, a jornada do cliente, aprimorando sua experiência, fundamentais para o futuro na saúde. No HNSD isso será frequente, já que, aliamos a tradição do nosso hospital à inovação no cuidado como uma das metas de crescimento”, disse o diretor executivo, Alexandre Coelho. A instituição esclareceu como funciona o método de interação.

A ferramenta SAHRA é acessada pelo cliente ao ler o QR Code através do dispositivo móvel. Imediatamente se abre uma janela de conversa, informando ao posto de enfermagem a necessidade do chamado, evitando assim, ruído no deslocamento até os leitos. Dentre as opções, estão: queixas sobre as instalações hidráulicas, elétricas, troca de soro, e informações sobre visitas médicas, entre outras.

Alexandre Coelho. Foto Arquivo. Fonte: Ascom/HNSD

A partir da aprovação do programa piloto, a proposta será de ampliar o atendimento para outras alas, bem como inserir novos setores de atendimento. Neste primeiro momento, todas as necessidades do usuário são enviadas a equipe de enfermagem, e de lá, para demais setores. Os colaboradores passaram pelo período de treinamentos. Com a SAHRA surge uma nova experiência dos pacientes, assim como ocorreu com quem a desenvolveu.

“Estava com sede e impossibilitado de movimentar, chamei sem sucesso por atendimento. Então tive a ideia de criar a assistente virtual que pudesse otimizar o ambiente hospitalar”, explica Roberto Pinheiro, responsável pelo desenvolvimento do recurso. “A ideia é realmente muito boa, tem pouco tempo que está sendo aplicada, mas foi visível a satisfação dos clientes”, reforçou Karina de Carvalho, coordenadora da unidade de internação.

Chamados permitidos. Fonte: Ascom/HNSD

“Foi muito bom usar a assistente virtual, foi rápido e fácil. Rapidamente a equipe resolveu o problema”, explicou o primeiro cliente a utilizar a assistente virtual: Ernani Henrique, acompanhante da esposa, no dia em que a SAHRA foi implantada no HNSD, avaliando a tecnologia como eficiente. “Todos receberam muito bem a novidade, e a equipe também,” finaliza a coordenadora Karina de Carvalho.

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