Quatro postos mudam nesta segunda data de vacinação contra a raiva, em Itabira

Fonte: Reprodução Redes Sociais

O primeiro dia D de Vacinação Antirrábica ocorreu dia 14 de setembro, e neste sábado (28) será a segunda data de imunização, com 31 pontos descentralizados, quatro deles em locais diferentes. Saíram da lista a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Gabiroba de Baixo, Associação Comunitária do bairro Pedreira, Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Pedreira, e Centro Estadual de Atendimento Especializado (CEAE), no Centro. Entraram respectivamente: Ginásio Poliesportivo do bairro Gabiroba, UBS Pedreira, quadra no Alto Barbacena, e Terminal Rodoviário Genaro Mafra.

Foto: Arquivo

Saiba os demais postos: UBSs Campestre, Gabiroba de Cima, Água Fresca, Barreiro, Santa Ruth, Machado/João XXIII, Bethânia, Areão/Amazonas, Nova Vista, Eldorado, Pará, e Praia (I e II); Associações Comunitárias do bairro Amazonas, e vila São Joaquim; Igreja Divino Espírito Santo (Ribeira de Cima); quadra do Fênix; Escolas Municipais Virgílio Gazire, Didi Andrade, Inês Torres, Matilde Menezes e Américo Gianetti; Conselho Municipal do Bem Estar do Menor (Combem); ponto de apoio da Itaurb no bairro Panorama; Venda do Ouro (Pedreira); Bar do Daniel (Gabiroba) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Foto: Arquivo

A até o momento foram imunizados mais de quatro mil pets, a meta é imunizar 80% da população canina e felina. No dia D de vacinação antirrábica, as equipes de saúde estarão divididas por toda a cidade, no horário entre 8h e 17h. Os pets podem ser vacinados durante os dias da semana, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, na sede da SMS na rua Jacutinga, 15, Campestre. A Vacinação Antirrábica acontece todos os anos, e obrigatória. Devem ser imunizados todos os cães e gatos a partir dos três meses de idade, que não estejam doentes. As fêmeas prenhas ou lactantes também devem ser imunizadas.

Para garantir a segurança e facilitar o trabalho das equipes de saúde, cães de grande porte ou agressivos precisam estar com focinheira e acompanhados por um adulto. Já os gatos têm que ser levados em um saco de linhagem ou em caixa de transporte. Como nos anos anteriores, não será permitido levar a vacina para casa. A estimativa da SMS, responsável pela ação no município, é de que este ano seja vacinado o montante, acima de 16 mil animais, contabilizando as regiões rural e urbana. Até o momento, de acordo com a SMS, foram vacinados 4.403 animais, sendo 4009 cães e 394 gatos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *