Devido à atual seca e à consequente baixa vazão de captação, o abastecimento de água poderá ser comprometido ao longo desta semana. O alerta começou nesta segunda-feira (23), para todos os bairros abastecidos pela Estação de Tratamento de Água (ETA) Pureza, a maior do sistema. Manobras para evitar o desabastecimento estão sendo realizadas pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). Segundo a autarquia, em situações como esta, a orientação é que se faça uso econômico da água, priorizando alimentação e higiene pessoal. Vários bairros sofrem impactos na oferta do recursos hídricos, e a água usada sem consciência por determinadas pessoas, vai causar desabastecimento para outras. O Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) atende pelo tridígito 115, ou 31-3839-1330.
Moradores dos bairros: Água Fresca, Amazonas, Areão, Bethânia, Clóvis Alvim I e II, Conêgo Guilhermino, Esplanada da Estação, Gabiroba, Hamilton, Jardim das Oliveiras, João XXII, Juca Batista, Juca Rosa, Machado, Madre Maria de Jesus, Novo Amazonas, Panorama, Praia, Colina da Praia, Santa Inês, São Bento, Valença, Vila Senhora do Carmo, Vila Piedade, Vila Prudêncio, Vila Salica, Vila Santa Izabel, Vila Santa Rosa, Vila São Geraldo, Centro, Major Lage de Baixo, Panorama, São Cristóvão, São Marcos, Barreiro, Distrito Industrial I e II, Posto Agropecuário, Ribeira de Baixo, Ribeira de Cima, Vista Alegre, Fazenda do Lago, Vale Verde, Jardim dos Ipês, Jardim Universitário, Jardim Flamboyant, Jardim Buritis, Jardim Belo Monte, Belleville, Morada da Brisa, Cohapi, Vale do Sol, serão impactados.
Saae substitui motobombas na ETA Pureza
O Saae realiza nessa semana ações que visam reduzir o consumo de energia elétrica no sistema de saneamento de Itabira. Por meio da implementação de projeto de eficiência energética da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), a autarquia substituirá o conjunto de motobombas da Estação de Tratamento de Água (ETA) Pureza, nesta quarta-feira (25). A parada programada é essencial para otimizar as operações. Resolução da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (Arisb) determina que todo imóvel deve possuir reservação com capacidade de atender as necessidades por, no mínimo, 24h. A autarquia deverá prover fornecimento à instituições que prestem serviços essenciais à população, mediante solicitação, como hospitais e clínicas, desde que a interrupção seja superior a um dia.
Deixe um comentário