A Cemig publicou quinta-feira (19), o edital do primeiro processo de captação de projetos de inovação com foco em eficiência energética. A iniciativa foi anunciada durante o 20° Congresso Brasileiro de Eficiência Energética (COBEE) em São Paulo (SP). Esse documento vai proporcionar a oportunidade da sociedade colocar em prática projetos-pilotos, que irão beneficiar as cidades e negócios, com a implantação de soluções inéditas no Programa de Eficiência Energética (PEE), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Conforme o engenheiro de Eficiência Energética da Cemig, Matheus Herzog, o processo seletivo tem como objetivo fomentar projetos, tecnologias e soluções inovadoras, para que se tornem uma realidade, e possam se integrar às ações de eficiência energética já existente, amplamente difundido, proporcionando novos meios de reduzir o desperdício de energia. Esses projetos propostos devem ser capazes de responder a uma questão-chave: como atender ao aumento da demanda de energia de uma forma sustentável?
“É urgente pensar na redução do desperdício de energia nos diversos setores, sejam nas cidades ou na atividade rural. E esse novo processo de captação de projetos é a uma das formas que trabalhamos no PEE, para ampliar e tornar democrático o acesso a recursos que irão culminar em ações efetivas para esse fim”, afirma Matheus Herzog. Pensando na diversidade de setores que podem ser beneficiados com a implantação de projetos, prevendo desafios organizados com base no potencial de eficiência energética e novas tecnologias.
Ainda com foco no agronegócio, estão previstas a aplicação de tecnologias de automatização, digitalização e eletrificação, além da implantação de sistemas de armazenamento de energia, sensores, fontes alternativas, sistemas eficientes de irrigação, estufas e armazéns inteligentes, sistemas de refrigeração e ventilação e sistemas de estocagem. O prazo para submissão das propostas vai até 18 de dezembro. Os resultados serão divulgados até 30 de janeiro do próximo ano. O regulamento pode ser consultado no site do Inova Cemig.
Deixe um comentário