Identificado caso de meningite em “hotelzinho” para crianças em Itabira

Vacina contra a meningite. Crédito: Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF

“Hotelzinho” é o nome popular para creches particulares

Nesta quarta-feira (18), após confirmação do diagnóstico de meningite em uma criança no Pronto Atendimento (PA), do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), a Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) cumpriu o Protocolo de Quimioprofilaxia de Meningites. Foi feito o rastreamento nos frequentadores do “hotelzinho”.

A equipe técnica fez a verificação dos cartões de vacina, prescrição da medicação indicada para profilaxia e dispensação da medicação. Os familiares foram atendidos e medicados no mesmo dia, no PA, durante o atendimento do paciente. Na data seguinte (19), foram atendidas 48 pessoas que têm contato direto com o paciente hospitalizado.

Foram 38 crianças que frequentam o mesmo “hotelzinho”, e mais dez adultos que trabalham no local. Ainda no dia 19 de setembro, uma equipe da SMS acompanhou o atendimento. Ao final de todo o processo, pais e profissionais do local, agradeceram os procedimentos e disseram estar seguros com a conduta adotada pela Prefeitura de Itabira.

“A SMS acompanha o caso e estão à disposição das famílias envolvidas para o que for necessário. Todo o comprometimento e esforço das equipes são para que o paciente se restabeleça no período mais curto possível,” aponta nota publicada nesta sexta-feira (20). A doença é a inflamação das meninges (membranas que envolvem o cérebro e a medula).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *