Sem chuvas, Saae busca amenizar desabastecimento com novas estratégias de captação

Itabira segue sem previsão de chuvas

Nos dois últimos meses, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) tem implementado medidas para melhorar a oferta d’água e enfrentar a seca, que já acumula mais de quatro meses. Com a implementação de algumas ações, houve aumento de 5.665 m³ no sistema de abastecimento. Outras estratégias têm sido avaliadas pela equipe técnica e diretoria operacional da autarquia. São medidas alternativas com a finalidade de enfrentar o desabastecimento.

O volume adicionado ainda não é insuficiente para equilibrar o sistema. A orientação do Saae é que o consumidor mantenha a rotina de economia, e a reutilização sempre que possível, priorizando medidas de higiene ou na alimentação. “Embora a autarquia esteja empenhada em garantir o abastecimento da população diante da escassez hídrica vivenciada, o volume extra ainda tem sido insuficiente para equilibrar o abastecimento,” diz nota do Saae.

Saae recomenda uso racional dos recursos

“A economia de água tornou-se uma necessidade urgente. É essencial que toda a população de Itabira adote práticas de conservação, e evite o desperdício”, informou a autarquia, por meio de comunicado oficial, nesta quinta-feira (28). O Saae enumerou seis ações adotadas em situação emergencial para ampliar a oferta de recursos hídricos. Conheça as atividades adotadas em curto prazo, e recentemente, para que não falte o recurso nas mais de 33 mil ligações.

  1. Nova captação e aumento da capacidade de reservação em Serra dos Alves, no distrito de Senhora do Carmo. Implementação de um novo sistema de captação com tratamento simplificado e aumento da capacidade para 60 mil litros. Vazão estimada: um litro/segundo (l/s) por 24h. Volume diário estimado: 86 m³.
  2. Aumento do fornecimento de água importada  da Vale no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) quatro. Ampliação do fornecimento de água importada. Vazão estimada: 30 l/s adicionais por 24h. Volume diário estimado: 2.592 m³.
  3. Captação de reforço na Estação de Tratamento de Água (ETA) Pureza pelo córrego Rio de Peixe, com o incremento na captação de água para reforço no sistema de tratamento. Vazão estimada: 50 l/s por 12h/dia. Volume diário estimado: 2.160 m³.
  4. Reutilização de água de lavagem de filtros na ETA Pureza. O reaproveitamento de água utilizada na lavagem de filtros para reutilização. Vazão estimada: 18 l/s por 3h/dia. Volume diário estimado: 194 m³.
  5. Reutilização de água de lavagem de filtros na ETA Gatos, com novos processos de reciclagem semelhantes ao realizado na ETA Pureza. Vazão estimada: 20 l/s por 8h/dia. Volume diário estimado: 576 m³.
  6. Captação de reforço na ETA Gatos pela galeria, com a captação adicional de água em bateladas para reforço. Vazão estimada: 2 l/s em bateladas de 40 minutos. Volume diário estimado: 57 m³.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *