Cemig e empresas parceiras discutem processos sustentáveis

Osias Galantine. Crédito: Netun Lima/Cemig/Divulgação

Os participantes foram divididos em quatro grupos de trabalho

A Cemig abriu na quarta-feira (21), o Fórum de Fornecedores 2024, uma série de encontros com empresas que prestam serviço ou fornecem produtos para a companhia de energia mineira. O objetivo desta vez é debater estratégias para promover e ampliar as práticas ESG (em inglês: Ambiental, Social e Governança) em toda a sua cadeia de fornecedores, reforçando o compromisso do grupo em oferecer aos clientes soluções em energia cada vez mais sustentáveis. Atualmente, o grupo Cemig possui cerca de 800 fornecedores em contratos ativos que superam os R$ 10 bilhões de faturamento. Representantes de diversas empresas, dos mais variados setores, fazem parte do grupo que vai propor medidas para avançar a prática ESG nessa relação.

Crédito: Cemig/Divulgação

“Esse é um fórum de mão-dupla, ou seja, a Cemig não quer somente falar o que faz, mas também está interessada em ouvir as demandas das empresas e saber de boas práticas sustentáveis que elas já utilizam e que podem ser adotadas em todos os contratos para que possamos oferecer aos nossos clientes uma energia ainda mais verde”, considera Osias Galantine, diretor de Compras e Logística da Cemig. A diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Cemig, Cristiana Kumaira, destacou aos fornecedores que a preocupação ambiental está presente desde a fundação da empresa, que hoje produz 100% de sua energia por meio de fontes renováveis, e é necessário que todos os parceiros estejam em sintonia com essa estratégia.

Crédito: Netun Lima/Cemig/Divulgação

“A Cemig nasceu produzindo energia renovável, possui uma política ambiental interna há mais de 30 anos e está desde 1999 no Índice Dow Jones de Sustentabilidade. Mas ainda há espaço para avançar, e nossos fornecedores têm um papel crucial no cumprimento da agenda ESG na Cemig”, declarou. A engenheira ambiental, professora e especialista em ESG nas organizações, Onara Lima falou durante o evento sobre a importância das práticas sustentáveis vários setores econômicos no Brasil e no mundo e ressaltou que esse é caminho sem volta, que já está definindo as oportunidades. “Estudos apontam que até 70% emissões de gases de efeito estufa estão na cadeia de fornecedores das grandes empresas”, acrescenta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *