A médica endocrinologista da Fundação São Francisco Xavier (FSFX), Dra. Natália Fróis, destaca a importância da atividade física para o equilíbrio hormonal e metabólico do corpo humano, evitando doenças como a obesidade. A prática esportiva não se limita à competição, sendo essencial para a saúde, e está associada a várias complicações metabólicas e doenças crônicas. A atividade regular é uma aliada poderosa na prevenção e tratamento dessa condição. Cerca de 56% dos brasileiros têm obesidade ou sobrepeso.
A atividade física influencia positivamente hormônios, contribuindo no equilíbrio do metabolismo, reduzindo a obesidade e promovendo saúde. Entre os hormônios afetados estão a insulina, o cortisol, as catecolaminas, o hormônio do crescimento e os hormônios sexuais (testosterona e estrogênio). “A prática regular de exercícios físicos é uma aliada poderosa na prevenção e tratamento da obesidade, além de ajudar na perda de peso e na regulação dos hormônios que controlam o metabolismo e a saúde geral”, afirma a Dra. Natália Fróis.
A obesidade está associada à resistência à insulina, condição em que as células do corpo não respondem adequadamente ao hormônio. “A prática regular de exercícios físicos melhora significativamente a sensibilidade à insulina, reduzindo essa resistência. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que a atividade física pode reduzir em até 58% o risco de desenvolver diabetes tipo dois, evidenciando sua importância na prevenção de condições relacionadas à resistência insulínica”, conta.
Dados da OMS ressaltam, ainda que, a inatividade é um dos principais fatores de risco para a mortalidade. “Para otimizar a saúde e prevenir a obesidade, é recomendado praticar atividades físicas moderadas por pelo menos 150 minutos por semana, distribuídos em três a cinco sessões. Para perda de peso, essa quantidade deve ser aumentada para 225 a 420 minutos por semana. A intensidade dos exercícios deve atingir pelo menos 50% do volume de oxigênio máximo do indivíduo”, explica a endocrinologista.
Outro ponto importante é que a atividade física ajuda a regular hormônios, como o cortisol, conhecido como hormônio do estresse. “O cortisol tem sua produção aumentada durante a atividade física, mas esse aumento é benéfico, pois age como um anti-inflamatório aumenta os níveis de energia e melhora o desempenho físico. Além disso, o exercício físico promove a liberação de dopamina e serotonina, hormônios relacionados ao prazer e bem-estar, contribuindo para uma melhor saúde mental e controle do peso”, afirma Dra. Natália Fróis.
“Nos homens, a prática regular de exercícios aumenta os níveis de testosterona, contribuindo para o ganho de massa muscular e melhora da resistência e força. Nas mulheres, o estrogênio auxilia na recuperação muscular. e pode ter níveis aumentados ou diminuídos durante a atividade física, dependendo da intensidade e tipo de exercício. É essencial manter esses hábitos saudáveis combinados com a prática regular de exercícios para manter os níveis hormonais equilibrados e prevenir a obesidade”, destaca a médica da FSFX.
Deixe um comentário