
Crédito: Cemig/Divulgação
Já estão abertas as inscrições para a edição de 2024 da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE). A competição visa engajar estudantes de todo o país em atividades que promovem a eficiência energética e a sustentabilidade, além de incentivar a educação sobre o consumo consciente de energia. O evento é realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e pelo Instituto Abradee da Energia, ligado à Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE), com apoio da Cemig e das demais distribuidoras de energia do País.
A expectativa deste ano é contar com a participação de cerca de 200 mil alunos e 9,6 mil professores de 3,1 mil escolas em todo o país. As inscrições dos concorrentes devem ser feitas pelos responsáveis dos alunos ou docentes das instituições de ensino por meio do endereço https://www.onee.org.br/. O prazo termina no dia quatro de outubro. Em agosto, serão realizadas as ações educativas e, a partir de setembro, os estudantes enfrentarão provas e dinâmicas, incluindo jogos voltados para a resolução de problemas relacionados à eficiência energética.
“A Olimpíada é uma oportunidade de apoiarmos as escolas e os jovens a criar mais repertório sobre os assuntos que são importantes para este momento em que precisamos discutir e implantar ações que preservem nossos recursos, e a energia, é um deles. Minas Gerais, em 2022. teve uma participação significativa em número de inscritos, e queremos repetir esse feito, ampliando a participação”, afirma o gerente de Eficiência Energética da Cemig, Ronaldo Lucas Queiroz. Os participantes serão classificados e premiados com medalhas de ouro, prata e bronze.
Os alunos mais bem avaliados de cada Estado vão participar de uma cerimônia especial na ANEEL. Além da distribuição de medalhas, está garantida a entrega de um notebook aos primeiros classificados. Os estudantes premiados com as medalhas na ONEE também estarão automaticamente classificados para a 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) no ano seguinte, sem a necessidade de participação na 1ª etapa. Na edição passada, realizada em 2022, cerca de 12 mil estudantes mineiros se inscreveram, sendo que 1.800 conquistaram medalhas.
“Após os primeiros anos do projeto, a Olimpíada de Eficiência Energética se consolida, em 2024, como uma iniciativa importante capitaneada pelas distribuidoras de energia dentro do Programa de Eficiência Energética. Temos um potencial enorme de conscientização sobre a essencialidade da energia elétrica e como ela pode influenciar o presente e o futuro desses jovens”, disse Marcos Madureira, presidente da ABRADEE. A ONEE 2024 promete ser um marco na educação sobre eficiência energética, em prol de um futuro mais consciente e sustentável.



Deixe um comentário