Secretaria Nacional de Defesa Civil passa quatro dias em Itabira, para conhecer template de segurança

Fonte: Compdec

Aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) reunião de alinhamento da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) e a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. O objetivo de unir os atores foi discutir o projeto-piloto do Plano de Contingência (Placon), com atualizações do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres. Itabira esta entre as cinco cidades brasileiras selecionadas, o único município em Minas Gerais.

Fonte: Compdec

“Esse evento é o preenchimento do template, sobre o Plano de Contingência, que servirá de modelo em nível nacional. Itabira entrou como cidade de pequeno, e vai trabalhar junto com a Secretaria Nacional de Defesa Civil. Este sistema é onde trabalhamos e citando eventos naturais que, causam desastres, e assim, servir de exemplo para outros municípios,” alega Nilma de Castro Macieira, gestora do Compdec. As barragens estão inseridas em capítulo a parte, entregue em 2021.

Fonte: Compdec

“A importância desse evento é realmente mostrar que Itabira está contribuindo para o cenário nacional, e a construção em outras cidades. Será uma forma de unificar em todo o país, a forma de atender em contingências, porque o Governo Federal pretende alinhar as formas de resposta”, finaliza Nilma Macieira. A equipe do Governo Federal se apresentou na segunda feira (22), e concluiu as visitas técnicas dia 26 de julho, com encerramento na SMMA.

Fonte: Compdec

O template trouxe modelo padrão, para ser usado no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres. Um esboço nas informações mínimas para, ao ser inserido no sistema, obter-se respostas das cidades. Em todos às necessidades de portfólios, Itabira teve para fornecer, inclusive em barragens. Itabiruçu, Conceição, e a Estrutura de Contenção a Jusante do Pontal foram visitadas, para conhecer in loco seus dispositivos de seguranças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *