Itabira: mais de 250 pessoas participam do 2º Seminário de Oncologia

Márcio Labruna. Fonte: Ascom/HNSD

O 2º Seminário de Oncologia de Itabira, realizado pelo Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), em parceria com Laboratório Silveira, Prefeitura Municipal, Centro Oncológico de Itabira (COI) e DMX, levantou uma gama de discussões sobre avanços e desafios, para o tratamento do câncer. O evento reuniu profissionais conceituados e de larga experiência, com o objetivo de promover a troca de conhecimentos nos desafios enfrentados, projetando melhorias desde o acolhimento, até no atendimento ao cliente da rede primária e no próprio HNSD. Mais de 250 pessoas estiveram presentes.

Alexandre Coelho. Fonte: Ascom/HNSD

O provedor, Márcio Labruna, e o diretor executivo, Alexandre Coelho, representaram o HNSD. Eles estavam acompanhados do vice-prefeito e médico nefrologista Marco Antônio Gomes, e da gestora da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Fabiana Machado, ambos como representantes do Poder Público, ao participar da abertura do evento. “O paciente pode contar com o conforto e segurança para fazer o tratamento próximo de sua família,” ressaltou Márcio Labruna, salientando também que, o HNSD está preparado para atender aos pacientes de toda a região.

Médicos Alberto Wainstein e Cássio Trindade. Fonte: Ascom/HNSD

Marco Antônio Gomes destacou a importância do cuidado para com o paciente com câncer, não apenas no corpo, mas considerando também impacto na saúde mental que, segundo ele, é uma fragilidade comum ao paciente oncológico, e de sua família. A Fabiana Machado reforçou a parceria da rede de saúde no atendimento aos pacientes, mostrando o protagonismo de cada profissional envolvido no cenário. As palestras com abordagens técnicas foram direcionadas aos médicos, equipes de enfermagem, e demais profissionais da área. Os conteúdos foram ligados ao paciente, diagnóstico e terapias.

Fonte: Ascom/HNSD

Foi demonstrado que, a estratégia usada ainda na fase inicial da doença, pode aumentar a expectativa de vida, e cura. Os temas abordados foram: Avanços da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) Itabira; Oncologia no Sistema Único de Saúde (SUS): onde estamos e para onde vamos?; Epidemiologia e Tratamento do Câncer de Colo de Útero; Regulação e Fluxos de Acesso à Oncologia com Base na Legislação; O que esperar da implantação da radioterapia na Unacon; Fluxo do Paciente Oncológico de Urgência; Desafios para garantir o diagnóstico precoce; e Rastreamento ao Câncer de Mama.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *