Gastronomia Sustentável: passos simples para o impacto positivo

Crédito: Alyson McPhee/Unsplash

Especialista compartilha dicas para o dia a dia

Celebrado em 18 de junho, o Dia Mundial da Gastronomia Sustentável é momento de reflexão sobre adotar práticas que respeitem o meio ambiente, promovam a biodiversidade e fortaleçam as economias locais, com interconexão na cultura e sustentabilidade. O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) tem plataformas de aprendizagem nesse nicho, a cada dia mais requisitado.

“Consumir alimentos locais e sazonais é uma maneira eficaz de reduzir a pegada de carbono associada ao transporte e armazenamento prolongado. Planejar refeições e armazenar adequadamente podem ajudar a minimizar o desperdício, problema crescente que contribui significativamente para o impacto negativo”, destaca Raymara Matos, docente de gastronomia do Senac.

Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, cerca de um terço dos alimentos produzidos globalmente é desperdiçado, o que equivale a aproximadamente 1,3 bilhão de toneladas por ano. No Brasil esse número chega a 41 mil toneladas desperdiçadas. Alguns profissionais desempenham um papel fundamental na promoção da gastronomia sustentável, segundo Raymara Matos.

“Adotar equipamentos eficientes e práticas operacionais que reduzam o consumo de energia e água, podem fazer uma grande diferença para o meio ambiente, e também financeiramente”, destaca a especialista do Senac. Escolher fornecedores com princípios de sustentabilidade, desenvolver menus sazonais e locais, além de implementar técnicas que minimizem o desperdício, são ações importantes.

Seja por meio de escolhas individuais ou mudanças institucionais, cada passo rumo a um sistema alimentar mais sustentável é um avanço significativo para promoção de um planeta mais saudável. “Adotar essas práticas pode não apenas transformar nossa relação com a comida, mas também criar um futuro mais sustentável para todos”, finaliza a docente de gastronomia do Senac.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *