De três a 26 de junho, a 4ª edição do Festival Murucututu promove programação artística gratuita para o público infantil, com oficinas, espetáculos teatrais, música e cinema. Antônio Dias, Belo Oriente (Cachoeira Escura), Cel. Fabriciano, Conselheiro Pena, Santana do Paraíso (Ipaba do Paraíso), Nova Era, Resplendor, Timóteo e Tumiritinga receberão as atrações em escolas, creches e praças. Nesta edição, o Murucututu aumenta sua abrangência, levando mais de 160 oficinas diversas.
As praças de Tumiritinga, Conselheiro Pena e Resplendor vão receber uma programação cultural diversa voltada para toda família. “Mais uma vez o Festival Murucututu ganha asas para levar atividades que valorizam o folclore, a cultura brasileira e sul-americana para escolas, creches e praças mineiras. Ao menos, 15 mil crianças serão alcançadas nesta nova temporada de atrações do festival, que tem a itinerância como sua marca”, detalham os realizadores do Festival Murucututu Anaís Della Croce e Gabriel Murilo.
Começa por Tumiritinga e Cel Fabriciano, com as oficinas Brincando e Criando e Brincando com Músicas, nos dias três, quatro e cinco. Tumiritinga recebe o espetáculo La Zapatanga, do grupo argentino Los Tinguiritas, dia seis nas escolas, e dia oito para toda comunidade, na praça São Sebastião Ribeiro de Amorim, onde também terá o encontro criativo para crianças e mostra de cinema com exibição de filmes infantis. O teatro La Zapatanga, passa também por Cachoeira Escura em Belo Oriente, no dia sete.
O Murucututu também pousa em Conselheiro Pena, Periquito e Timóteo. De 10 a 12, a oficina de Percussão Corporal passa pelas escolas de Conselheiro Pena; e a oficina de Vivência: Jogos Teatrais serão realizados em Timóteo. No dia 13, Periquito recebe o espetáculo Masa Madre, do grupo chileno Circo a Pulso. A mesma peça de teatro passa por Conselheiro Pena, no dia 14 nas escolas, e dia 15 na praça da Matriz, onde a comunidade também poderá prestigiar uma amostrinha de cinema.
Antônio Dias, Ipaba e Nova Era serão as últimas paradas nesta edição. Nos dias 24 a 26 as escolas de Nova Era vão contar com oficinas de Brinquedos Ópticos – Taumatrópio. Antônio Dias vai receber a oficina Jogos em Cena, e a comunidade de Ipaba do Paraíso de Santana do Paraíso, vai contar com a oficina de Danças Urbanas. Murucututu é o nome indígena dado a uma coruja que vive na região Amazônica e no Pantanal, mas também é uma figura importante do folclore brasileiro.
Deixe um comentário