Foram atendidas 85 usuárias de Itabira e da região
Ocorreu entre os dias dois e quatro de maio, o primeiro mutirão de cirurgias ginecológicas do ano. Ao todo, 50 mulheres da região de saúde foram contempladas com as intervenções de histerectomia (útero), laqueadura (esterilização), ooferoctomia/ooforoplastia (ovário), cistocele (queda da bexiga), biópsia de colosling (colo do útero), colpoperenioplastia (correção genital), miomectomia (retirada dos miomas) e laparotomia (abertura abdominal).
As cirurgias acontecem no Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC). “Com um atendimento responsável e humanizado, buscamos diminuir cada vez mais a fila de pacientes em espera para a realização das cirurgias. Além disso, contamos com profissionais qualificados e estrutura de excelência para receber cada uma dessas usuárias no HMCC”, explicou a gestora da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Fabiana Marques Machado Lima, ao avaliar o procedimento.
A campanha é parte do plano de ação da SMS para reduzir a fila de espera na rede pública. Nos próximos meses, está prevista a segunda etapa deste mutirão, para atender as usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS). A data ainda será confirmada, após pactuação. Até o momento, 85 mulheres passaram pela triagem. Além das 50 usuárias já operadas, outras 35 já realizaram as consultas necessárias e aguardam a próxima fase do procedimento.
Todas as pacientes foram encaminhadas pelos médicos ginecologistas da atenção secundária, e passaram por avaliação clínica. A porta de entrada são as Unidades Básicas de Saúde (UBS). O processo de agendamento, com base na demanda reprimida, foi executado conforme a classificação de prioridades feito pela superintendência de regulação, e pela coordenadoria municipal do sistema de atenção às urgências, com atribuição da SMS.
Deixe um comentário