O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) afirmou em comunicado distribuído à imprensa, neste sábado (13) que uma força tarefa tem atuado para manter o padrão de qualidade da água, distribuída para a população itabirana. E enumera algumas ações tomadas, segundo a autarquia, necessárias, mas que, podem pontualmente afetar de forma momentânea, o abastecimento em algumas regiões de Itabira.
Uma das ações necessárias foi a diminuição de vazão na Estação de Tratamento de Água (ETA) Pureza, que pode ocasionar menor oferta de recursos hídricos. Operações têm sido realizadas para oferecer melhor qualidade da água nas mais de 33 mil ligações. “Durante a semana, um dos decantadores da ETA Pureza passou por limpeza. Neste fim de semana, outro decantador do dispositivo também foi higienizado,” justifica.
“A limpeza é realizada por meio de hidrojateamento, processo utilizado para remoção de incrustações e desobstruções, por jato de água em alta pressão. Durante o período, a autarquia precisou reduzir a vazão da ETA. Para evitar o desabastecimento, equipes operacionais fizeram manobras em pontos estratégicos,” afirma o Saae, que acrescentou ainda, sobre o impacto do processo de limpeza, causando reabastecimento gradativo.
Deixe um comentário