Núcleo de Tecnologia vai promover ferramentas de inovação para a educação

Crédito: Prefeitura de Itabira

Na sexta-feira (5), foi inaugurado no município o Núcleo Tecnológico Educacional de Itabira, o primeiro espaço de tecnologia na cidade, dedicado a este segmento na região. O objetivo é promover inovação, melhorar o acesso nas ferramentas de inovação, e preparar a comunidade estudantil para um ambiente de aprendizagem cada vez mais digital, e também globalizado. A estrutura dará suporte pedagógico aos usuários com capacitação, voltada para incorporação das tecnologias na rotina de aprendizagem.

Crédito: Prefeitura de Itabira

“A tecnologia é uma realidade e fundamental nos dias de hoje. É inadmissível a escola pública não proporcionar um ensino voltado para a tecnologia e inovação. Este núcleo será importantíssimo, porque estamos na era digital, da tecnologia 4.0. Com o acesso à educação de qualidade os jovens estarão preparados para o mercado de trabalho”, disse o prefeito Marco Antônio Lage. A inauguração do núcleo de tecnologia representa a realização do sonho de estudantes e educadores.

Crédito: Prefeitura de Itabira

“É um processo longo que passamos e agora nossa voz foi ouvida. Estamos realizando sonho de muitos anos. A tecnologia está em todo lugar e não podemos deixar os alunos sem capacitação. Educação qualidade, inclusão, valorização e é isso que vamos fomentar nesse núcleo”, afirma Idalina Gregório, coordenadora do núcleo. A princípio, a ferramenta atenderá aos alunos do 6º ao 9º ano, no contraturno escolar, com aulas de informática e robótica, no segmento tecnológico.

Crédito: Prefeitura de Itabira

Os professores da rede municipal de ensino de Itabira, também receberão cursos de capacitação para atuarem no nicho. A iniciativa ainda será estendida para toda a comunidade, mesmo a não escolar, com cursos de capacitação e oficinas na área tecnológica. O espaço conta com kit de robótica de última geração, e composta ainda por 38 computadores, 15 notebooks, e uma mesa interativa. O Núcleo Tecnológico Educacional de Itabira está localizado à rua Minervino Bethônico, 8, bairro Pará.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *