A correção do terreno é uma técnica que visa aumentar a fertilidade do solo, através da aplicação de corretivos para desenvolvimento saudável das plantas. Ele permite diminuir a presença de pragas e doenças, aumentando a produtividade da lavoura. Para tal é necessário, realizar análise do local que receberá a plantação. A ferramenta AgroWin, segmento do agronegócio do Workshop Itabirano de Negócios (WIN), iniciativa da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Itabira (ACITA), em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), o Sindicato Rural e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), iniciará a Campanha Municipal de Análise de Solos.
A iniciativa prevê ações para a sensibilização da importância desta tecnologia para busca de melhor produtividade nas atividades agrícolas, e na pecuária. A orientação para coleta, o recolhimento e envio coletivo das amostras e as recomendações técnicas conforme os resultados são determinantes para um resultado pleno. As análises de solos serão realizadas em laboratório credenciado, com isso será possível uma correta recomendação para racionalizar o uso de corretivos e fertilizantes, com uma maximização de utilização dos mesmos, aplicando as quantidades necessárias de acordo com as diferentes culturas e solos. A correção agrícola poderá ocorrer através da Central de Compras Coletivas, outra ferramenta da iniciativa AgroWin.
Os produtores rurais interessados em adotar a técnica, deverão buscar orientações na SMAA ou na Emater-MG, para coleta, pagamento e envio do material. Após obtenção dos resultados, os produtores serão comunicados sobre as recomendações das quantidades necessárias para contatar a Central de Compras, adquirindo os insumos necessários de forma coletiva, reduzindo seu custo. A 5ª Campanha de Análise de Solos estará em funcionamento até 28 de junho de 2024, para o recebimento das amostras. O custeio da análise é de responsabilidade do produtor, já a taxa de envio das amostras será paga pelo laboratório credenciado. Informações adicionais pelos telefones (31) 3839 2260, 3839 2262 ou 3831-3919.
Deixe um comentário