
Fonte: Prefeitura de Itabira
Itabira é uma das nove cidades em todo país a receber recursos da primeira leva de um pacote emergencial liberado pelo Ministério da Saúde (MS). O município consta em portaria publicada na segunda-feira (26). Serão enviados R$ 449.739,62, que vão reforçar as ações locais de combate ao mosquito transmissor de arboviroses. O prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, esteve em Brasília (DF), com o secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Júnior, para discutir com a União a respeito da crise da dengue que atinge todo o país.

Marco Lage e Helvécio Miranda. Fonte: Reprodução Redes Sociais
“Em Itabira o cenário não é diferente e, por isso, pedimos o apoio do MS para que possamos combater o mosquito. Temos feito ações importantes de combate: mutirão de limpeza para eliminar os focos do Aedes aegypti, campanhas de sensibilização, monitoramento dos bairros com maior incidência, teste rápido gratuito nas unidades de saúde, além do ambulatório direcionado para casos de dengue e contratação de agentes de endemias”, reforçou o prefeito em vídeo publicado nas redes sociais. A portaria regulamenta o abono financeiro em resposta às emergências em saúde.

Fonte: SMS/PMI
“Itabira ter sido contemplada com o recurso é um reconhecimento ao esforço da Prefeitura de Itabira, principalmente da Secretaria Municipal de Saúde, que de forma ágil têm alimentado os sistemas da União, e desempenhado ações organizadas e coordenadas no combate à dengue,” disse o secretário nacional de Atenção Especializada à Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Júnior, na mesma publicação. O repasse será do Fundo Nacional de Saúde para os Fundos de Saúde Estaduais, Municipais e do Distrito Federal para intensificação das ações de controle da dengue e outras arboviroses.

Fonte: SMS/PMI
O apoio mostra reconhecimento ao afinco na assistência aos pacientes. “Esse dinheiro poderá ser usado na compra de medicamentos e contratação e reforço da equipe. Não tenho dúvidas de que esse recurso será um respiro para que possamos ser ainda mais eficientes”, disse a gestora da Secretária Municipal de Saúde (SMS), Fabiana Machado. Em Minas, Itabira está acompanhada por Entre Rios de Minas, Lagoa Santa, Mateus Leme e São João Del Rei. De outros estados também foram contemplados: Valparaíso de Goiás (GO), Angra dos Reis (RJ), Rio de Janeiro e Guararema (SP).
Deixe um comentário