Corpo de Bombeiros deu apoio ao atendimento
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que a 19 anos atua em casos de emergência em Itabira, realizou socorro de alto grau de complexidade, com vítima em risco de morte. Na segunda-feira de Carnaval (12), uma idosa de 79 anos, foi atendida por uma equipe com situação de engasgamento por alimentos que consumia durante o almoço.
A Central de Regulação Médica do Samu encaminhou ao local onde reside a vítima, viatura de Unidade de Suporte Avançado (USA), com médico, enfermeira e condutor socorrista. A paciente estava em situação de parada cardiorrespiratória (PCR). A equipe decidiu pela desobstrução das vias respiratórias, para que a respiração da idosa fosse restabelecida.
Imediatamente começou o procedimento denominado “manobra de ressuscitação,” com movimento mecânicos no tórax, para voltar à atividade cardiopulmonar plena. Foram necessários aproximadamente 30 minutos para a resposta. A mulher apresentou ritmo cardíaco com pulso fraco e foi levada com urgência ao Pronto Socorro Municipal de Itabira (PSMI).
Deixe um comentário