Sedimentos da ETE de Itabira convertidos em matéria-prima sustentável para o campo

Foto: Ascom/Saae

Itabira está implantando uma técnica ambiental sustentável. A conversão de sedimentos da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) em funcionamento na localidade rural Laboreaux, para matéria-prima agrícola. Fruto de parceria entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), e Centro de Referência em Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto (CRETES). A transformação do lodo em biossólido, rico em nutrientes e matéria orgânica.

Foto: Ascom/Saae

O projeto “Biossólido Itabira” lançado quarta-feira (31), no Centro de Referência do Agronegócio Sustentável de Itabira e Região (Crasir) na Fazenda São Lourenço, região de Candidópolis, recebeu equipamentos para beneficiamento dos sedimentos. O evento contou com a participação de representantes da Interassociação dos Amigos dos Bairros de Itabira, Universidade Federal de Itajubá (Unifei) campus Itabira, Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais) e do Sindicato Rural.

Foto: Ascom/Saae

“O projeto me deixa muito feliz porque faz parte das nossas premissas e planejamento, que Itabira seja eficiente do ponto de vista de gestão pública, mas também uma cidade inovadora,” ponderou o prefeito Marco Antônio Lage. O insumo poderá ser aplicado em pastagens, áreas degradadas e culturas agrícolas específicas com segurança sanitária. Seu uso visa à melhoria da qualidade do solo e o aumento da produtividade. O gestor da SMAA, Rupert Barros o biossólido é uma tecnologia funcional e aplicável.

Foto: Ascom/Saae

Ele lembrou que, a aplicação será feita de acordo com a necessidade de cada lavoura. A quantidade do material será disponibilizada de acordo com a demanda. A proposta de transformação do item produzido na ETE em biossólido para solos é uma proposta inovadora no Estado. Segundo o Saae, não há outro prestador de serviços de saneamento em Minas Gerais, que tenha executado atividade similar, principalmente considerando: regulamentação via Conama, aplicação do processo de estabilização alcalina, e a etapa de aplicação.

Foto: Ascom/Saae

O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) é o órgão responsável por medidas consultivas e deliberativas, acerca do Sistema Nacional do Meio Ambiente. O material aplicado na terra deve estimular o crescimento, e o desenvolvimento das culturas. A temática de aproveitamento do lodo tem sido recorrentemente discussão. “O papel do CRETEs, enquanto empresa de base tecnológica, é trazer o conhecimento técnico-científico para a segurança ambiental do produto no solo”, explicou Lucas Vassalle, sócio-diretor da instituição.

Foto: Ascom/Saae

Há pelo menos15 anos a ETE trata o esgoto e desempenha importante papel ambiental, ao evitar que material sólido seja dispensado em recursos hídricos. Mensalmente, até 120 toneladas de sedimento desidratado são extraídas e enviadas ao aterro sanitário. “Pensando na vida útil do aterro e em soluções sustentáveis para o gerenciamento de resíduos foi desenvolvido o projeto biossólido. Consideramos um marco histórico no saneamento”, pontuou a gerente de produção do Saae, Mayara Gonçalves Divino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *