Aproximadamente 1500 profissionais da rede municipal de educação participaram do momento de reflexão e conhecimento realizado nesta sexta-feira (2) no Ginásio Poliesportivo Municipal Maestro Silvério Faustino. Os educadores tiveram a oportunidade de ter como experiência, o uso das novas ferramentas à disposição dos estudantes a partir da segunda-feira (5): realidade virtual, protótipos de robôs, e outras iniciativas pedagógicas.
Divididos em turnos, os professores puderam vivenciar palestras significativas, diante dos desafios e autoconhecimento. A escritora Cris Paz trouxe os temas: saúde mental, luto, maternidade, protagonismo feminino, moda, gênero e gerações. Tio Flávio, fez abordagens sobre a experiência de mais de 20 anos em salas de aula, e como idealizador de cursos de pós-graduação, em respeitadas instituições pelo Estado.
“É muito emocionante quando a gente sabe que uma mãe tem o uniforme completo para o seu filho, que ele tem merenda de qualidade em casa e na escola. Faz diferença aprender em uma escola reformada e com estrutura adequada. E tudo isso vale ainda mais a pena quando os profissionais da educação são valorizados com salários honestos ao seu desempenho e dedicação”, destacou o prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage.
As professoras da rede municipal de ensino, Fabiana Aparecida Fonseca e Maristela Câmara, representando as demais educadoras, aproveitaram a oportunidade para destacar a evolução do segmento e valorização profissional. Segundo elas, a satisfação é imensa em fazer parte da equipe onde o respeito é recíproco. A abertura do ano letivo 2024 contou com a parceria do Instituto Igualdade, Transformação e Inovação Social (ITI).
“Temos aulas diversificadas, uma forma mais lúdica de aprender, com professores capacitados e que amam o que fazem. Os pilares para a educação são: infraestrutura, profissional capacitado e valorizado, e criança compreendida e que recebe afeto. Tenho certeza que estamos fazendo isso”, disse Laura Souza, gestora da SME. O Instituto ITI é o responsável pela produção dos uniformes por meio da Fábrica Social.
Deixe um comentário