Em nota encaminhada a partir da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Itabira foi confirmada a morte de uma mulher, com caso positivo para dengue. Segundo o comunicado, a vítima foi atendida no Pronto Socorro Municipal de Itabira (PSMI), já com a situação muito grave e não resistiu a progressão da doença. Foi o primeiro caso de óbito em 2024.
Na semana epidemiológica concluída no dia 20, foram 2147 casos suspeitos somados, com 723 positivados, o que equivale a quase 30% de confirmações da arbovirose. “A Prefeitura de Itabira se solidariza com familiares da vítima e reafirma seu compromisso de não medir esforços para o combate à dengue,” diz o comunicado oficial desta terça-feira (23).
Ainda segundo a Prefeitura de Itabira, políticas públicas têm sido adotadas para frear o crescimento dos casos. “A SMS ampliou consideravelmente o número de Agentes de Combate a Endemias (ACEs), reforçou o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), aumentou a fiscalização a lotes sem cuidados que podem ter reservatórios de água,” afirma.
Ainda informou da implementação de campanhas de conscientização. Reuniões estão ocorrendo presencialmente nos bairros com índices mais alarmantes, e até mesmo poderá ocorrer multa para as pessoas que não se conscientizarem, e praticarem a “faxina-dengue”, com 10 minutos semanais de cuidades, orientados nas visitas dos ACEs.
Itabira pretende inaugurar ambulatório específico para atendimentos de casos suspeitos de dengue. “A Prefeitura reitera a necessidade de apoio da população no enfrentamento deste momento de crise, já que 80% dos criadouros do mosquito transmissor estão nas próprias residências,” concluiu a nota emitida pelo Poder Público Municipal.
Deixe um comentário