Itabira recebe no próximo fim de semana a 1ª edição do Festival Itabirano de Teatro Antropofágico (FITA). O evento criado pelos integrantes do coletivo Lamoca – Espaço Livre de Artes pretende levar ao público programação variada: espetáculos, circo, oficinas e shows. O FITA acontece entre sexta-feira (19) e domingo (21) em diferentes bairros e gratuita. O Festival oferece atividades que promovem encontros e trocas lúdicas, entre artistas e não atores.
“O movimento cultural antropofágico, de 1922, marcou a história cultural brasileira porque incentivou os artistas da época a se desvincularem da influência externa, para descobrirem qual era a estética artística nacional. O FITA vem nessa mesma esteira, de encontrarmos qual é a assinatura da produção teatral de Itabira, quem produz teatro em nossa cidade e mostrarmos isso para o público local”, detalha Lucas Lage, ator e integrante do coletivo Lamoca.
O evento começa sexta-feira (19), no bar Mirantti, no Alto dos Pinheiros. A vista privilegiada no Campestre, será cenário para “Casos Enredados”, de Zilvan Lima, e na sequência o show “Violoz” de Rafael Formiga. “A ideia aqui é também que o FITA seja um veículo de encontros. Por isso, nossa programação reúne grupos itabiranos, companhias de outras cidades, atores, artistas circenses, cantores, músicos, pensadores e produtores”, acrescenta Lucas Lage.
No sábado (20), o FITA será no bairro Pedreira, com programação voltada para a família. Diego Josa, artista circense, comanda uma oficina de malabares, às 16h, e pouco depois, 18h, o espetáculo Circo Massa promete animar o público. Mais tarde, a partir das 20h, o encontro será no Bar da Neide, no Clóvis Alvim II. O “Povo da Lagoa Grupo de Teatro” apresenta o espetáculo “La Cantante”, e o DJ Lu Mendes encerra a noite com discotecagem.
Na reta final, o FITA monta seu palco na praça Nelson Lima Guimarães no Pará, domingo (21). O Coletivo Viravoltear vai celebrar o espetáculo “Eumano” que promete fascinar o público, a partir das 19h. Yago Rios, com o show “Autorais e Releituras” encerra a programação. “Convidamos o público a vivenciar experiências antropofágicas, nos alimentando de nós mesmos, da nossa cultura, hábitos, boêmia, linguagem de camaco, e do nosso carnaval”, aponta Lucas.
O FITA é projeto classificado do Edital Mostras e Festivais 2023 com realização da Prefeitura de Itabira, através da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) e com a produção do Lamoca – Espaço Livre de Artes. “É assim, buscando referências para o nosso fazer, nos encontrando e trocando experiências, onde se abre espaço para criá-lo”, finaliza o ator e integrante do coletivo Lamoca. O evento pretende agitar Itabira no próximo fim de semana.
Deixe um comentário