Iniciativa gratuita vai oferecer acompanhamento personalizado para estimular redução de custos e aumento da produtividade
Donos de micro e pequenas empresas mineiras podem se inscrever até o final de janeiro para o último ciclo dos programas ALI (Agentes Locais de Inovação) Produtividade e Transformação Digital. A iniciativa gratuita e integra desde 2019 as ações do Programa Brasil Mais Produtivo, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).
As inscrições serão feitas por meio do formulário, basta clicar aqui. O intuito é de estimular o aumento da produtividade e faturamento dos pequenos negócios e da inovação dos processos, produtos e/ou serviços, por meio de atividades de orientações e atendimento personalizado durante a jornada de seis meses. ALI serão os responsáveis pelo acompanhamento, consultoria e relacionamento das empresas inscritas que participarão dos encontros. Ao todo, serão três mil vagas para empreendedores mineiros nas duas modalidades. Podem participar empresas dos setores do Comércio, Serviços ou Indústria, com faturamento bruto anual de até R$ 4,8 milhões, com exceção dos microempreendedores individuais (MEI).
Entre as atividades previstas, as empresas selecionadas recebem acompanhamento e passam por diagnóstico e mapeamento inicial de um dos Agentes Locais de Inovação (ALIs), que as orientam mapeando os principais desafios, realizando protótipos ou testes, identificando soluções tecnológicas, contribuindo para assimilar o processo em métodos ágeis e identificando soluções sob medida, de acordo com as necessidades do negócio. De acordo com levantamento feito pelo Sebrae Minas, o programa ALI contribuiu para um aumento médio de até 9% do faturamento e até 22% da produtividade das empresas que concluíram as modalidades. Desde 2020, mais de 100 mil empreendedores foram atendidos com o programa.
No ALI transformação Digital, os participantes recebem um subsídio de até R$ 2 mil para a aquisição de uma ferramenta tecnológica e de inovação. “Minas Gerais é atualmente um dos estados cujas empresas apresentaram melhores performances em seus resultados depois de participarem do programa. As modalidades são aderentes a qualquer tipo de setor, pois trabalham conjuntamente uma visão na redução de gastos, implementação de custos, melhorias e foco na inovação. O intuito é que os empresários tenham um ganho de aprendizado com metodologias para implantar soluções viáveis para seus negócios, além de atender a outras necessidades e ganhos de produtividade”, ressalta analista do Sebrae Minas, Bruno Falci.
Deixe um comentário