
Fonte: Divulgação/Caju
A Caju, empresa de tecnologia que oferece benefícios e soluções para Recursos Humanos (RHs), realizou uma pesquisa com mais de 330 mil pessoas e baseada em mais de 19 milhões transações financeiras para coletar informações sobre gastos dos brasileiros em mercados e bares e restaurantes por meio do vale alimentação. Bares e restaurantes, o gasto mensal com o benefício no estado alcança o valor de R$ 215.
Ao analisar o comportamento de consumo dos trabalhadores de Minas Gerais com o vale alimentação, a pesquisa concluiu que o gasto mensal em 2023 no Estado é de R$ 326 em mercados e de R$ 215 em bares e restaurantes. O volume é menor que a média nacional, R$ 356 em mercados e R$ 278 em bares e restaurantes. Vale ressaltar que o gasto médio com o benefício vem caindo ao longo de 2023 nos mercados de Minas Gerais.
Durante o primeiro trimestre do ano, o gasto médio alcançou a marca de R$ 343. Já no segundo trimestre, o volume teve uma queda para R$ 326. E, no terceiro trimestre, a média foi de R$ 309. Nos bares e restaurantes, o consumo dos trabalhadores do estado seguiu a mesma tendência. O primeiro trimestre registrou um gasto mensal de R$ 232, enquanto o volume do segundo trimestre foi de R$ 213.
Por fim, o terceiro trimestre fechou com um gasto mensal de R$ 201 por pessoa, segundo a pesquisa. Para um melhor entendimento dos tipos de gasto do VA, a Caju realizou uma distinção dos principais estabelecimentos visitados pelos brasileiros. Os locais foram classificados segundo a metodologia dos Merchant Category Code, cadastro de quatro dígitos do estabelecimento com uso de cartão.
A forma de gastos com o Cartão Alimentação apontou a busca para bares e restaurantes, a distribuição foi a seguinte: (5812) restaurantes; (5814) lanchonetes e fast foods; (5462) confeitarias; (5813) bares e pubs; (5441) loja de doces; e (5921) cervejas, vinhos e licores. Já para mercados: (5411) mercearias; (5099) atacadistas e distribuidoras; (5811) vendas de produtos alimentícios; (5422) açougues; e (5399) loja geral.
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