Planos de assistência médica registram 50,9 milhões de usuários em setembro

Foto: Arquivo

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) acaba de disponibilizar em seu portal os números de beneficiários de planos de saúde até setembro de 2023. Neste período, o setor totalizou 50.890.980 de usuários em planos de assistência médica. Já os planos exclusivamente odontológicos registraram 31.970.542 usuários. Os dois segmentos seguem mantendo crescimento contínuo.

Nos planos médico-hospitalares, houve crescimento de 888.918 beneficiários em relação a setembro de 2022. Já no comparativo de setembro com agosto de 2023, houve aumento de 204.345 usuários. No caso dos planos exclusivamente odontológicos, somaram-se 2.308.120 beneficiários em um ano; e 346.591 na comparação de setembro com o mês anterior.

Em relação aos estados, no comparativo com setembro de 2022, o setor registrou evolução de beneficiários em planos de assistência médica em 25 unidades federativas, sendo São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, os Estados tiveram o maior crescimento em números absolutos. Entre os odontológicos, as 27 unidades federativas registraram crescimento no comparativo anual.

A Diretoria Colegiada da ANS aprovou a incorporação ao Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde do Encorafenibe combinado ao cetuximabe, para tratamento do câncer colorretal (parte do intestino). A proposta passou por processos de avaliação, incluindo ampla participação social e criteriosa análise técnica, que utiliza metodologia de avaliação de tecnologias em saúde.

O Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde é a lista de coberturas obrigatórias pelas operadoras de planos de saúde a todos os seus beneficiários. Ele conta com tecnologias disponíveis entre terapias, exames, procedimentos e cirurgias que atendem às doenças listadas na Classificação internacional de Doenças (CID), da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *