Estudo aponta que casos de câncer aumentam entre os mais jovens

Fonte: Hospital Metropolitano Vale do Aço

A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) revelou que, de 2020 a 2022, a incidência de câncer de mama entre mulheres jovens aumentou. No país, a taxa passou de 2% para até 5% em mulheres com menos de 35 anos. Ao mesmo tempo, o Observatório de Oncologia nacional indicou que houve um aumento de 5% de novos casos de câncer de próstata em homens de 29 e 49 anos de idade.

Thayles Moraes, médico oncologista, explica sobre a importância de realizar os exames preventivos anualmente. “Estimular e orientar sobre a importância do rastreamento da doença reduz o diagnóstico em estágio avançado. Além disso, tanto o câncer de mama, quanto o de próstata, tem 90% de chance de cura quando identificados no estágio inicial”, alerta o especialista.

A prevalência de mortes por câncer de mama e próstata ocorre a partir dos 50 anos, segundo Ministério da Saúde. “Por isso, é importante estar atento aos fatores de risco, como a obesidade e sobrepeso, além de realizar os exames preventivos”, indica o profissional de medicina.  Uma paciente, Bárbara Rodrigues, de 38 anos, é exemplo de vitória no tratamento contra o câncer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *