Saae afirma que turbidez da água voltou ao parâmetro normal

Nota oficial do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira, publicada neste domingo (12), informou sobre a coloração e odor dos recursos hídricos disponibilizado nas ligações. A Estação de Tratamento de Água (ETA) Pureza voltou a operar normalmente, e a água distribuída à população, desde sábado (11) é considerada dentro dos parâmetros da legislação, que norteia as diretrizes do saneamento.

Em comunicado emitido na véspera, o Saae detectou cheiro anormal na água da ETA Pureza, e paralisou a captação temporariamente. Amostras foram coletadas e emitida a orientação de descartar casos normais, ou até que um novo comunicado seja publicado. “Um trabalho minucioso esta sendo feito para investigar o que causou o odor e coloração na água. Em breve teremos um laudo sobre o caso,” disse a autarquia.

Os clientes do Saae devem ter atenção. Os reservatórios das residências ainda podem ter água com turbidez, ainda armazenada. Nesse caso, o recurso hídrico não deve ser consumido, porém, pode ser utilizado para outros fins, como limpeza do piso, por exemplo. Equipes técnicas da autarquia inspecionaram as redes de distribuição, e fizeram coleta de amostras em diversos locais, inclusive na própria ETA, para verificar a qualidade da água.

A previsão é que o resultado desta análise de microbiologia seja conhecido ainda nesta data, no transcorrer do dia. A Vigilância Sanitária e técnicos de meio ambiente foram acionados para acompanhar a situação. “O Saae mantém o compromisso de informar a população sobre essa situação, e reitera sua missão de disponibilizar um serviço de saneamento básico de qualidade para o município,” finaliza a nota.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *