A Associação Fazendo Arte (AIFA) a partir desta sexta-feira (27) recebe inscrições para pessoas interessadas em participar do curso gratuito de pintura em tecido para iniciantes. A qualificação é fruto de termo de fomento com a Prefeitura de Itabira. Para o aluno é cobrado comprometimento e engajamento nas aulas. A pintura em tecido surgiu na Indonésia, como uma arte dos nobres. Apenas princesas e damas de companhia podiam praticar, pois, somente elas dispunham de tempo suficiente para trabalhar os tecidos, normalmente em seda, de forma tão detalhada, e elaborada.
As tintas usadas eram extraídas de plantas nativas, preparadas em fabricas cercadas de segredo, quanto aos componentes de suas fórmulas. Há relatos de que, o artesanato através dessas técnicas, mudou a vida de muitas mulheres na época. Nós dias atuais não é diferente! Servindo como ferramenta de superação à traumas psicológicos, desconectando de cobranças pessoais aos seus problemas na rotina. “Estar engajado com a pintura manual resgata muitas pessoas em crises profundas. Resgata a autoestima e o melhor é empreender,” disse Sheila Kimura, presidente da AIFA.
“Na Associação Fazendo Arte temos pessoas que se transformaram usando essa arte da pintura manual. Nesse contexto as pessoas aprendem as texturas, gramaturas e cores das mais variadas. A gama de cores e tintas é infinita, dando possibilidades para fazer lindas peças artesanais, muito usadas no nosso cotidiano, com baixo investimento. Roupas de cama, banho e mesa são as mais usadas. As ecobags estão em alta, com viés de proteção ao meio-ambiente. E os queridinhos são panos de prato. Peça utilitária que tem em todos os lares do nosso país,” finaliza Sheila Kimura.
Os interessados em participar da quaificação devem se dirigir presencialmente a sede da AIFA, no segundo piso do Mercado Municipal Caio Martins da Costa “Cobal” na avenida João Pinheiro, 570, Centro de Itabira, sala 47. O cadastro de alunos será entre 27 de outubro e sete de novembro, véspera da primeira aula, entre 14h e 17h, dois dias por semana. O curso será na oficina da AIFA também no andar superior do Mercado Municipal, sob responsabilidade da instrutora Rosangela Fernandes. As vagas são limitadas, e há cadastro reserva.
Deixe um comentário