Mais do que automatizar tarefas, a Inteligência Artificial (IA) está transformando fundamentalmente a maneira como as companhias operam e alcançam seus objetivos. O mercado de IA deve atingir US$ 1,3 trilhão em 2032. Também se estima que as inteligências artificiais aumentem em até 40% a produtividade dos negócios, o que leva à iminente e crescente adoção da IA nos processos corporativos. Tantos dados demonstram que a ferramenta tecnológica não é mais apenas uma tendência passageira, mas sim uma necessidade real para as organizações se manterem ativas em um mercado global em constante evolução.
A IA vem sendo gradualmente implementada nos canteiros de obras para aprimorar a eficiência, melhorar a segurança e reduzir os custos e os prazos de entrega. “Ela pode ser usada para analisar dados e prever falhas e atrasos, monitorar o uso de equipamentos e materiais, otimizar projetos e minimizar desperdícios, o que representa uma vantagem significativa para as empresas de construção. A implementação da IA resulta em medições mais precisas, um controle de qualidade mais eficaz e até mesmo na prevenção de acidentes”, destaca André Medina, responsável por programa de inovação de multinacional.
Especialistas apontam o potencial desta tecnologia e como ela pode estar presente em diversas frentes. A logística e o transporte de pessoas e cargas podem ser especialmente beneficiados com o uso das inteligências artificiais, maximizando a eficiência e a otimização de tarefas. “A tecnologia está desempenhando um papel significativo na melhoria das operações de transporte. Essa ferramenta possibilita previsão de demanda, personalização das jornadas, compreensão de padrões de tráfego e mais agilidade no dia a dia”, pontua Bruno Muniz, sócio-executivo de empreendimento do segmento.
A IA pode contribuir com análise de dados e identificação de padrões que auxiliam o time de saúde no diagnóstico e no tratamento de doenças. “Ela ainda está sendo aperfeiçoada na área da saúde, mas com as informações corretas é possível analisar e entender o comportamento dos pacientes, avaliar os riscos e sugerir tratamentos preventivos. Com essa tecnologia, o time de saúde consegue ter mais clareza das urgências, ser mais eficiente, ter menos desperdício e, o mais importante, dar maior acesso à saúde para quem mais precisa”, explica Guilherme Salgado, médico especializado em saúde corporativa através de IA.
Deixe um comentário