App desenvolvido por docente da Unifei Itajubá usado em monitoramento hídrico da Epamig

Foto: Epamig/Divulgação

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) realiza periodicamente monitoramentos das condições hídricas de áreas cafeeiras por meio de drones e imagens de satélite. O sistema utilizado para esse objetivo se utiliza do aplicativo “Regador”, ferramenta que avalia o status hídrico de plantas de café com as imagens de satélite. Aplicativo (App) foi desenvolvido na Universidade Federal de Itajubá (Unifei) de Itajubá em 2014, pela professora Vanessa Cristina Oliveira de Souza, do Instituto de Matemática e Computação (IMC) e, desde então, passa por aprimoramentos e atualizações constantes.

A ideia do aplicativo surgiu de uma parceria da professora com a Epamig de Lavras, e o software foi desenvolvido como trabalho final de graduação da discente de Ciência da Computação Patrícia Costa. O trabalho foi publicado no Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Além do app “Regador”, Vanessa desenvolveu, em parceria com a EPAMIG, o aplicativo “Demarcafé”, cujo objetivo é fazer o mapeamento de áreas cultivadas, o monitoramento ambiental e o planejamento saudável. Ele permite que cidadãos não-pesquisadores colaborem com esse mapeamento.

Foto: Epamig/Divulgação

“O dado apresentado no aplicativo é fruto de uma pesquisa ampla da Epamig. É difícil obter o potencial hídrico diretamente da planta; assim, pesquisadores da estatal conseguiram gerar um modelo matemático que estima essa variável a partir de imagens de satélite. Nosso papel foi democratizar esse modelo,  possibilitando seu acesso por qualquer pessoa. Uma das motivações do trabalho foi justamente aproximar o produtor rural das pesquisas de ponta feitas nas empresas e trazer para os produtores algo tangível, que possa, de fato, ajudá-lo no manejo da cultura”, explicou a professora Vanessa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *