Experiências do Saae de Itabira são compartilhadas com 24 municípios

Vívian Nazareth Oliveira Fernandes e Mayara Gonçalves Divino. Foto: Ascom/Saae

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira foi convidado pela Agência Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (Arisb-MG) para palestrar em workshop sobre a qualidade da água. O evento aconteceu na semana passada, em Belo Horizonte, e contou com a participação de 24 municípios regulados pela Arisb-MG. A gerente de Produção e Tratamento do Saae de Itabira, Mayara Gonçalves Divino, palestrou sobre dois temas: “gestão da qualidade em laboratórios de saneamento” e “a importância da implementação da ISO 17025 de 2017”. Também participam: a biológa Keite Mara Magalhães, e a supervisora de Serviços e Tratamento de Água, Rafaela de Oliveira dos Santos Lage, colaboradoras da autarquia.

Mayara Gonçalves Divino. Foto: Ascom/Saae

Os temas abordados são fundamentais para garantir a segurança e a qualidade do abastecimento de água à população, para a conformidade com normas e regulamentos. Além disso, visa a eficiência operacional, uma vez que auxilia os prestadores de serviços a otimizar processos de coleta, análise e monitoramento da água, tornando suas operações mais eficientes. A norma Organização Internacional de Padronização (ISO)/ Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC) 17025 de 2017 é um reconhecimento de que os parâmetros dos laboratórios seguem padrão de qualidade exigido internacionalmente. O laboratório central do Saae de Itabira é acreditado junto à Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro desde 2011.

Foto: Ascom/Saae

“A acreditação é uma resposta aos esforços de toda equipe envolvida no processo e pondo o Saae de Itabira em posição de destaque entre os regulados da Arisb-MG. Tivemos o prazer de dividir a apresentação com a Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) e foi uma experiência enriquecedora”, disse Mayara Gonçalves, que dividiu a apresentação com a assessora de Controle de Qualidade e farmacêutica bioquímica da Cesama de Juiz de Fora, Vívian Nazareth Oliveira Fernandes. “Foi extremamente gratificante compartilhar uma experiência sabendo que a gente pode estar auxiliando tantas outras empresas na mesma condição que a gente a conseguir obter qualidade em seus resultados,” disse Vivian Fernandes.

Foto: Ascom/Saae

“Estou extremamente grata pelo resultado, com tudo que a gente pode propiciar às pessoas que vieram. E quem ganha com isso, lá na ponta, é o usuário. Tudo que foi dito aqui é o dia a dia da prestação de serviço, da qualidade de água. E esse é o objetivo da Arisb-MG: a busca pela qualidade. E o que estamos fazendo é uma forma não convencional de fazer também a regulação. Essa troca de experiências vai permitir a busca pela qualidade dos serviços prestados. Informações riquíssimas foram trocadas e são temas que muitas vezes não vamos encontrar em um livro, mas sim na vivência do dia a dia”, declarou a diretora-geral da Agência Intermunicipal de Saneamento Básico do Estado, Gleice Nascimento Guimarães.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *