Valério vence fora de casa, e depende apenas dele para alcançar a classificação

João Firmino comemorando o gol com o banco de reservas do Valério. Crédito: Renato Martinho/Rádio Itabira

O Valeriodoce, após duas derrotas para o América-TO, se reencontrou com a vitória no Campeonato Mineiro – Segunda Divisão, no complexo “Boston City” em Manhuaçu, por um a zero. Na última partida, dia 21, 15h contra o Juventus em Itabira, o Valério depende apenas dele para se classificar. Paulinho Guará optou por um time mais conservador, com Cleberson surgindo na lateral no lugar de Marcell. Além da mudança na ala, Cristian reforçou o meio-campo do time. O gol da vitória foi marcado de fora da área por João Firmino, aos 14 minutos do primeiro tempo. Logo no início da partida, ele já havia arriscado de média distância, testando o goleiro adversário, Mateus Pires.

Crédito: Renato Martinho/Rádio Itabira

A Arena Diamante Origens que pertence ao Boston, teve predomínio das defesas sobre os ataques. O Valério tinha o setor defensivo povoado por Lucão, Roger e Alberto. Os jogadores responsáveis pelo meio-campo, João Firmino, Fornanzier e Cristian, fechavam espaços e buscavam o erro adversário. O chamado “jogo físico” se destacou, e os goleiros seguiam pouco acionados, até então. Cristian aos 12 minutos subiu em velocidade e arriscou. Em novo contra-ataque o Valeriodoce abriu o placar com João Firmino. A bola atingiu o ângulo esquerdo do Boston City. Aos 33, Luiz Phillipe ainda acertou a trave direita adversária. Aos 42, Cristian tentou de longe, no rebote o ataque estava impedido.

Crédito: Renato Martinho/Rádio Itabira

O Valério teve gramado de qualidade, favorecendo a condução de bola, além do Dragão de Itabira permitir ao Boston a maior posse, consecutivamente, com maior possibilidade de erro. A Arena Diamante Origens é um Centro de Treinamento, que se transformou em estádio, com dois campos, sem divisão física. A base do Boston é sub-17, que chegou neste ano nas semifinais do Campeonato Mineiro da Categoria. Assim, ficou clara a composição física bem superior do time de Itabira. Sem espaço para troca de passes, o Boston buscava a reação, mas sem a objetividade necessária, orientada pelo técnico Guilherme Augusto Horth. Luiz Phillipe e Fornanzier desperdiçaram oportunidades no final da etapa.

Crédito: Renato Martinho/Rádio Itabira

No segundo tempo, o Valério propôs mais o jogo, e Paulinho Guará testou o atacante Luiz Felipe Silva no lugar do volante Fornanzier e o centroavante Clayvert na vaga do atacante Luiz Phillipe, de características diferentes. Assim, a ideia foi de reter a bola, por maior tempo no ataque. A troca de passes em velocidade criaram mais oportunidades ofensivas. O time de Itabira valorizou a posse de bola, mantendo o Leão de Manhuaçu sem oportunidades claras para empatar a partida. O Valério seguiu sem Felipinho Muranga. O meia-atacante estava contundido, informou oficialmente o clube itabirano. Paulinho Guará afirmou que após a classificação a equipe buscará por reforços.

Crédito: Renato Martinho/Rádio Itabira

Valério: Elzo; Cleberson, Roger, Lucão, e Jordan; Alberto, João Firmino, Fornanzier (Luiz Felipe Silva) e Cristian (Maicon); Bruno Henrique (Artur Querobino) e Luiz Phillipe (Clayvert).
Arbitragem: Adílio Ribeiro da Silva; Bernardo de Souza Pádua e Marcelo Geovanni de Souza (FMF).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *