3ª edição do Flitabira será entre 31 de outubro e cinco de novembro

Afonso Borges. Acervo Pessoal

A 3ª edição do Flitabira (Festival Literário Internacional de Itabira), será entre os dias 31 de outubro e cinco de novembro, no Centro Histórico. O tema central será “Arte, Literatura e Correspondências”. A curadoria é de Afonso Borges e Sérgio Abranches. Todas as atividades do Flitabira são gratuitas, via Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (Rouanet), com o patrocínio do Instituto Cultural Vale e apoio da Prefeitura de Itabira e União Brasileira de Escritores (UBE).

Conceição Evaristo. Foto: Aline Macedo

Será inaugurado na cidade um “circuito cultural” que começa na rua Tiradentes e termina na Casa de Drummond, na praça do Centenário. A montagem inclui estabelecimentos de gastronomia e artesanato, palco onde se apresentarão os músicos de viola caipira, descendo para a imensa livraria com espaço para crianças e terminando no auditório, todos edificados em meio a rua Major Lage, lugar em que se localiza a casa onde o Drummond morou.

Sergio Abranches Foto: Rafaela Cassiano/Divulgação

O ponto alto do Festival vao acontecer no sábado (4), às 21h, quando a escritora Conceição Evaristo receberá o Prêmio Juca Pato de Intelectual do Ano, outorgado pela UBE, seguido de mesa de debate com a ministra Cármen Lúcia. O Festival começa no dia 31 de outubro, aniversário de 121 anos de Carlos Drummond de Andrade, com exibição no YouTube do Flitabira da sessão de leituras de cartas do poeta feitas por atores, atrizes e escritores.

Flitabira 2022. Foto Arquivo

Paralelamente, no Twitter, acontecerá o Concurso Nacional de Palíndromos CDA, com curadoria de Leo Cunha e Ricardo Cambraia. O professor Pasquale Cipro Neto foi convidado como jurado. A abertura oficial será no dia primeiro de novembro, às 18h, com falas de Danilo Miranda, diretor regional do Sesc-SP, dos curadores Afonso Borges e Sérgio Abranches e de Fabiano Piúba, Secretário de Formação, Livro, Leitura, representando a Ministra da Cultura Margareth Menezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *