Atividades em alusão ao aniversário de 175 anos de Itabira, começam neste sábado (7)

Arte: Prefeitura de Itabira

Itabira completa na segunda-feira (9), 175 anos de emancipação política. As atividades de aniversário começam sábado (7) e irão até dia 15 com a 1ª Mostra de Arte Pública (Mapa). O conceito da festa este ano priorizou ações para promover o resgate da identidade, da autoestima e da noção de pertencimento da população. Alguns elementos ganharam destaque na celebração, em especial a comemoração dos 160 anos da Banda Euterpe; exposição “Ita-bira: pedaços do tempo”; homenagem ao ex-prefeito Daniel Jardim de Grisolia e festa da padroeira Nossa Senhora do Rosário.

Dia sete de outubro, os festejos ficam por conta de Nossa Senhora do Rosário. Haverá concentração das Guardas de Marujos, às 14h no Largo do Batistinha, procissão até a Catedral Diocesana para missa. Logo após a missa das 17h acontecem apresentações culturais no adro da Igreja. A celebração dos 160 anos da Banda Euterpe, será no domingo (8), com várias corporações musicais na Praça do Centenário, a partir das 8h30. Um cortejo de bandas segue para o adro da Catedral, para missa campal. A abertura oficial do Encontro de Bandas, em homenagem à Banda Euterpe será às 11h na Praça do Centenário.

A Igreja Batista Central prepara um culto religioso em homenagem ao aniversário de Itabira. O culto será às 10h com uma programação especial. No dia do aniversário de Itabira, extensa programação vai marcar a data. Às 8h terá início as atividades com a corrida do Rosário. Uma homenagem ao ex-prefeito Daniel Jardim de Grisolia, com inauguração do busto e participação da Banda Euterpe. Na mesma data, acontece a inauguração do espaço que homenageia Cornélio Pena; missa em comemoração aos 175 anos; Culto na Igreja Assembleia de Deus, abertura da exposição “Ita-bira: pedaços do tempo” e show com itabiranos.

Arte: Prefeitura de Itabira

Também fará parte da programação de aniversário, atrações da Mostra de Arte Pública (Mapa). O festival visa criar um circuito de arte urbana e contará com a participação de artistas renomados: a itabirana Raquel Bolinho, criadora do personagem que ganhou as ruas de cidades brasileiras, Eduardo Kobra, Zéh Palito, Mag Magela e o italiano Millo. No dia 10, às 17h30 está programada a inauguração de uma escultura inédita, de 3,5 metros de altura com Raquel Bolinho, na Praça do Expedicionário às 18h30, instalação Canto Mineral de Carlos Bracher. As ações serão gratuitas e seguem até o dia 15.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *