Lagoa da vila Paciência passa por drenagem

Foto: Prefeitura de Itabira

Para resolver a complexa represa de água na vila Paciência, um transtorno para os moradores há quase 20 anos, a Prefeitura de Itabira deu início, em setembro, à definitiva obra de drenagem. Esta sendo construído método não destrutivo denominado “túnel bala” com 190m para retirar o recurso hídrico  a água do  represamento, localizado em paralelo, no nível inferior da avenida France de Paula Andrade, da vila Cisne.

O investimento é de R$ 5.143.586. O trabalho está sendo executado por meio de forma mais ágil e menos impacto nas vias públicas. “Além do túnel, faremos aproximadamente 60m de escada de dissipação de energia da água, para resolver, de vez, a questão da drenagem, não só da lagoa, mas de todo a vila Paciência”, explicou a gestora da Secretaria Municipal de Obras, Transportes e Trânsito (SMOTT), Elaine Mendes.

Para o prefeito Marco Antônio Lage, que acompanhou o início da obra a 15 dias, a maior preocupação é com a saúde pública. “Essa água represada é um problema grave que oferece risco para a saúde das pessoas, pois há proliferação de insetos, principalmente nos períodos chuvosos, que transborda água em todas essas casas remanescentes,” disse. O problema é enfrentando pelos moradores a cerca de 20 anos.

De acordo com relatório da SMOTT, o represamento de água é devido a obstrução da rede de drenagem existente, construída no passado. Com a construção do “túnel bala”, será possível bombear e distribuir a água da lagoa para outras redes. O método não destrutivo, ainda segundo a SMOTT, foi determinado porque resolve o problema sem interferir no tráfego, no recorte das vias e em lotes particulares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *