A importância da doação de medula óssea

Processo de coleta, cuidados e armazenamento do banco de medula ossea. Fonte: Fundação Hemominas Adair Gomez

O 17 de setembro passado foi lembrado como o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea, um ato que possibilita a substituição de uma medula óssea doente por uma saudável e o restabelecimento da produção normal das células sanguíneas. Os dados chamam à atenção para a importância da conscientização: uma em 100 mil é a chance de se encontrar no Brasil uma medula óssea compatível com a de outra pessoa que não é da família, mas pode ser uma em um milhão se tiver que procurar no exterior.

O transplante de medula óssea é indicado para diversas doenças, como leucemia, linfomas, mieloma múltiplo, aplasia de medula e imunodeficiências. “A doação salva vidas e pode beneficiar pessoas com aproximadamente 80 doenças diferentes. Ainda assim, o tema é pouco difundido entre a população. Por isso, compartilhar informações e apoiar as campanhas de conscientização é de extrema importância”, reforça o Líder do Centro de Referência em Neoplasias Hematológicas, Dr. Jayr Schmidt Filho.

Cerca de 25% dos pacientes que precisam de transplante de medula óssea encontram o doador ideal no núcleo familiar. O restante depende de parentes parcialmente compatíveis ou de doadores voluntários dos bancos de medula. Atualmente são, em média, 850 pacientes em busca de doador não aparentado, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). “Quanto mais cadastros, maiores são as oportunidades de compatibilidade, e maior a agilidade para o procedimento de doação”, completa o médico Jayr Schmidt.

Desde junho de 2021, a portaria que altera a idade limite do cadastramento de candidatos à doação de medula óssea está em vigor. A mudança foi de 55 anos para 35. As demais condições para o cadastramento não sofreram alteração. Para realizar a doação é preciso ter entre 18 e 35 anos, estar saudável e não apresentar doenças como infecciosas e/ou hematológicas. “Todos os doadores, incluindo os cadastrados no novo critério de idade, podem realizar a doação até 60 anos de idade”, finaliza Dr. Jayr Schmidt Filho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *