Unifei entre as seis finalistas do Concurso de Boas Práticas, do Ministério da Educação

Crédito: SDI/Unifei

Premiação de caráter simbólico: placa gravada e certificado do MEC

O Ministério da Educação (MEC) lançou o Concurso de Boas Práticas. A ação possui a finalidade de estimular, reconhecer e premiar governança e integridade desempenhadas pelos órgãos e entidades no âmbito do MEC e de suas entidades vinculadas. As experiências poderiam ser inscritas nas categorias de aprimoramentos de: integridade pública; transparência ativa e passiva e da participação social na gestão pública; das atividades de ouvidoria; da atividade correcional e de aplicação da Lei Anticorrupção, e das atividades de auditoria interna; além de Fortalecimento da gestão de riscos e dos controles internos administrativos. Para consultar o site de Gestão de Riscos da Universidade, clique aqui.

Crédito: SDI/Unifei

Entre 19 práticas inscritas na categoria fortalecimento da gestão de riscos e dos controles internos administrativos, a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) conseguiu uma posição entre as seis finalistas, com a prática denominada “Proposta de framework para aplicação da gestão de riscos em instituições federais de ensino superior”, como pode ser conferido clicando aqui. Essa prática foi elaborada pela equipe administrativa da Secretaria de Desenvolvimento Institucional (SDI) da Unifei, composta pelos servidores Yascara Fabrina Fernandes, Felipe Rodrigo de Moraes Mendes e Guilherme Ferreira Aniceto, bem como pelos estagiários Giovane Renó Ribeiro e Ana Karoline Silva.

Crédito: Unifei/Reprodução Site Oficial

A proposta foi submetida pelo reitor Edson da Costa Bortoni, e descreveu a implementação e o aprimoramento da gestão de riscos institucionais, ocorrido no período compreendido entre os meses de julho de 2022 e agosto de 2023. A atual fase  do concurso, que acontece em setembro, consiste na avaliação in loco e nela serão realizadas reuniões, presenciais e telepresenciais, a fim de confirmar as informações enviadas e realizar outros levantamentos, necessários à análise final, que deve ocorrer durante o mês de outubro.  A divulgação das práticas vencedoras ocorrerá no mês de novembro, quando também será realizada a cerimônia de premiação, contemplando as duas melhores de cada categoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *