A Prefeitura de Itabira encaminhou nesta sexta-feira (29), à Câmara Municipal, o projeto que institui o novo Plano de Cargos, Carreiras, Salários e Vencimentos dos Servidores. A minuta final foi assinada pelo prefeito Marco Antônio Lage, depois de 16 meses de trabalho, em torno desta nova perspectiva de carreira na administração direta. A última atualização do plano havia acontecido há 15 anos. O documento construído em parceria com os próprios servidores, eleitos para comitês setoriais e indicados para uma comissão de apoio apenas com trabalhadores efetivos das áreas da Administração, Fazenda, Planejamento e Procuradoria Jurídica.
“É a consolidação de todo trabalho que temos feito para o servidor público desde que assumimos a gestão da Prefeitura de Itabira. Estamos investindo em melhores salários, na capacitação e na integração do servidor público aos propósitos da gestão. De modo que hoje eles se sentem parte das conquistas que estamos alcançando. Mas faltava o Plano de Cargos. Era um compromisso nosso encarar esse desafio e nós encaramos. Uma década e meia depois, os servidores públicos de Itabira agora têm a certeza de que há uma preocupação não só com o presente, mas com o futuro de todas as carreiras da Prefeitura”, afirma o prefeito Marco Antônio Lage.
Desde o ano passado, quando foi instituído o roteiro de concepção do documento, foram várias reuniões com o sindicato, workshops e conversas para apresentação de demandas e esclarecimentos. “Construímos o plano de maneira muito democrática. Até por isso a construção se alongou mais do que o planejado inicialmente. Mas não aceitaríamos e nem sabemos fazer de outra forma. Temos a exata noção da importância que este ato tem para os servidores e o quanto era aguardado. Não seria justo fazer um plano de cima para baixo sem escutar quem são os donos de verdade deste trabalho: os próprios servidores”, diz o gestor da Secretaria Municipal de Administração (SMS), Gabriel Quintão.
Todo o trabalho foi elaborado pelo Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP). Em termos gerais, o novo plano garante uma clareza na carreira pública em longo prazo, corrige distorções e faz os devidos ajustes, sempre em consonância com pesquisas salariais. A proposta é de um olhar 360 graus para todos os cargos do serviço público municipal. “E, obviamente, que todo esse investimento tem de se refletir em melhor atendimento ao cidadão, que é o centro de tudo. Servidor mais valorizado, com a certeza de que agora é enxergado, é servidor mais comprometido com sua função de servir. Um ciclo virtuoso que já temos percebido em Itabira”, completa o prefeito de Itabira.
Deixe um comentário