Compdec apresenta atualização do Plano de Contingência de Itabira

Imagem: Prefeitura de Itabira

Com o objetivo de orientar, planejar e executar ações de prevenção e recuperação durante situações de risco, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) apresentou, quinta-feira (28), o Plano de Contingência Municipal (Placon). O documento foi construído em parceria com a Vale, por meio da empresa Sete, a fim de garantir a segurança diante dos principais riscos na cidade.

O documento também inclui os Planos de Ação para Emergências de Barragens feitos pela mineradora Vale. O Placon estava desatualizado desde de 2013 e agora conta com um mapeamento complexo de todo o território, considerando os bairros com maiores riscos de incidência de deslizamentos,  inundações, enxurradas e alagamentos, além de apontar as  barragens presentes no perímetro do município.

Imagem: Prefeitura de Itabira

“Logo no início da gestão, não tínhamos equipe de Defesa Civil formalizada, e instalamos imediatamente. Quase dez anos após a última atualização, Itabira apresenta este plano fundamental para a Defesa Civil trabalhar com mais tranquilidade e previsibilidade. Sabemos onde há riscos de problemas e por isso já foram investidos mais de R$ 7 milhões como forma de prevenção”, afirmou o prefeito Marco Antônio Lage.

O Placon orienta as ações que serão realizadas pelos órgãos para a segurança da população, além de propor plano anual. “O Plano de Contingência Municipal possibilitou identificar um conjunto de atividades a serem executadas pelas diversas secretarias e órgãos municipais, orientadas para a proteção da população de Itabira e fortalecimento da ação municipal neste sentido”, destacou Nilma Macieira, coordenadora da Compdec.

Imagem: Prefeitura de Itabira

Participaram da solenidade da Vale: 12ª Cia de Policiamento Rodoviário, 4° Pelotão de Bombeiros Militar, Cemig, Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DEER), PM de Meio Ambiente, Transita, Pronto Socorro, Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC), Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), SAMU, Parque Estadual do Limoeiro e Interassociação dos Amigos dos Bairros de Itabira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *