Dois alunos da Unifei de Itabira selecionados para intercâmbio na França

Larissa Xavier e dois professores do campus Itabira. Foto: Comunicação/Unifei Itabira.

Através de cooperação com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) no âmbito de pesquisa, a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) foi convidada a integrar o programa “Brasil France Ingénieur Technologie (Brafitec)”. Com o êxito no projeto através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Unifei de Itabira compôs a rede na parceria que envolve, além das instituições brasileiras, a École Nationale Supérieure Mines-Télécom Atlantique Bretagne-Pays de la Loire (IMT-Atlantique), a Université de Technologie de Compiègne (UTC), e o Institut Polytechnique de Grenoble (Grenoble INP-UGA), todas francesas.

Gabriel Soares Silva. Foto: Comunicação/Unifei Itabira.

O programa de intercâmbio se organiza por meio de parcerias universitárias em diferentes áreas da Engenharia, com objetivo de promover intercâmbio de estudantes de graduação e de professores, além de estimular iniciativas de alinhamento no conteúdo do ensino, e facilitar o reconhecimento recíproco de créditos obtidos junto às conveniadas. Do lado brasileiro, o financiamento das bolsas de estudos é de responsabilidade da Capes. O projeto conta com a coordenação geral do professor Rodrigo Pinto Lemos, e a coordenação da Unifei Itabira através do professor Giovani Bernardes Vitor, do Instituto de Ciências Tecnológicas (ICT) do campus Theodomiro Santiago.

Estudante do de Engenharia de Controle e Automação. Foto: Comunicação/Unifei Itabira.

Excepcionalmente este ano, a ferramenta conseguiu duas bolsas adicionais e, assim, foram selecionados seis discentes, quatro do campus de Itajubá; e dois de Itabira, são eles: Larissa Gabriela Xavier Clemente, do curso de Engenharia de Controle e Automação, e Gabriel Soares Silva, de Engenharia Elétrica. Ambos iniciarão o intercâmbio ainda no segundo semestre.  “Poder falar fluentemente o francês, além de estágio em uma grande empresa francesa ou alemã na área de Engenharia Elétrica. Imagino que vai ser um grande desafio, mas estou bem animado. Se estou 100% preparado? Com certeza não, mas estou com sangue nos olhos para correr atrás,” disse o aluno itabirano Gabriel.

Campus Itabira. Crédito: Secom/Unifei

A outra beneficiada no campus Itabira, Larissa Gabriela Xavier Clemente, viajou para a França dia 22 de agosto. Ela também manifestou sua expectativa para a participação no programa. “Para mim, esta é uma oportunidade única de vivência no exterior, de conhecer outra cultura e aprender um idioma. A participação no Brafitec traz expectativas em diversos aspectos. Embora o intuito seja o desenvolvimento acadêmico e profissional, o aspecto pessoal também acaba sendo impactado. A depender do desempenho meu e do Gabriel, podemos trazer novos olhares para os estudantes da Unifei, quem sabe até conseguindo mais bolsas e incentivos para os próximos anos,” comemora a estudante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *