Itabira conta pela primeira vez com futebol amador feminino

Foto: Prefeitura de Itabira

O estádio Prudêncio Silva, no bairro Praia, o Campo do Grêmio, recebeu quarta-feira (20) a abertura do Campeonato Itabirano de Futebol Amador Feminino “Maria dos Prazeres”. O Ivipa venceu por três a zero o Scorpionz, mas o resultado foi apenas para competição. A comemoração maior foi a competição inédita e a inclusão esportiva com espaço franqueada para as mulheres. A iniciativa de incluir a categoria foi da Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Juventude (SMELJ), e Liga Itabirana de Futebol Amador (LIFA).

Foto: Prefeitura de Itabira

A competição tem a participação de três equipes. O São Lourenço também participa. “Maria dos Prazeres foi a terceira mulher a trabalhar na LIFA, até seguir com servidora pública,” disse João Mário de Brito, presidente da LIFA na época. “Após longos anos, agora, incluímos o inédito futebol feminino, porque no nosso governo a mulher tem vez, e é muito importante. Apoiaremos cada vez o esporte como um todo em Itabira”, afirmou o prefeito Marco Antônio Lage, durante a cerimônia de abertura.

Foto: Prefeitura de Itabira

“Para mim, que já joguei futebol e ainda jogo, é muita emoção ver na arquibancada um tanto de mulheres. Estou pensando o tanto que a Maria dos Prazeres (homenageada) e tantas outras Marias estão felizes. Vamos entrar nessa história junto e espero que essa semente se multiplique, cresça, floresça e que no ano que vem a gente tenha seis, nove, 12 times participando. Que seja um campeonato de muita harmonia e encontro”, refletiu Natália Lacerda, gestora da SMELJ e responsável pela Chefia de Gabinete.

Foto: Prefeitura de Itabira

“Acredito que é o caminho, valorizar as mulheres, indiferente de raça, cor, opções. As mulheres fazem a diferença, como estão fazendo na nossa vida. O meu respeito e carinho a todas, e principalmente aquelas que ocupam espaço público, que são guerreiras. O espaço sempre foi de vocês. Sempre será de vocês, tem espaço para todo mundo e no futebol não vai ser diferente. É apenas uma sementinha e que o futebol em Itabira ainda tem muito que conquistar,” disse Ricardo Freitas, presidente da LIFA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *