Laboratório Central do Saae avalia com excelência água que chega aos hidrômetros

Foto: Ascom/Saae

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira recebeu a recomendação para manutenção da avaliação do seu Laboratório Central. A estrutura passou por apuração sobre sua conformidade, realizada pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE), do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), em abril de 2023. A aprovação foi recebida neste mês de setembro.

Foto: Ascom/Saae

A acreditação é reconhecimento dos parâmetros que seguem padrão de qualidade internacional. “A água fornecida pela rede pública é submetida a um rigoroso controle, passando por testes constantes para atender aos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde”, disse a diretora-presidente do Saae, Karina Lobo. No primeiro semestre do ano foram investidos R$ 188.611 em equipamentos.

Foto: Ascom/Saae

Os recursos empregados em materiais usados no Laboratório Central somam R$ 141.366. Este investimento possibilitou analisar 2.900 amostras. Em cada uma delas, foram verificados parâmetros químicos e microbiológicos, tais como: temperatura, turbidez, cor, cloro residual livre, PH (Potencial Hidrogeniônico), coliformes totais e escherichia coli (bactéria bacilar presente no trato digestivo).

Foto: Ascom/Saae

Neste período, foram realizados 21 mil ensaios correspondentes aos parâmetros de rotina. O Laboratório Central foi acreditado junto à Coordenação Geral de Acreditação em 2011. Desde então, a autarquia recebe periodicamente auditores para manutenção. O reconhecimento comprova a credibilidade dos resultados em análises de água. A última auditoria foi realizada em 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *