Carnaval 2024 começa com “Carnaverata” de Diamantina

Foto: Divulgação/Prefeitura de Diamantina

A mistura de tradição, história, e inovação, está prestes a tomar conta das ruas de Diamantina, a 275 quilômetros de Itabira. A cidade histórica se prepara para receber um evento único: a “Carnaverata” nesta sexta-feira (22) marcando o lançamento oficial do Carnaval 2024. Com a expectativa de atrair um público aproximado de cinco mil pessoas, o evento está destinado a se tornar um marco importante na programação regional.

A celebração promete também unir a comunidade e receber a quem irá viajar para participar da experiência. Promovida pela Prefeitura Municipal de Diamantina, em parceria com a Pulsar Brasil, e com o apoio da Tambasa Atacadistas via Lei de Incentivo à Cultura Federal, a “Carnaverata” nasce inspirada nas emblemáticas Vesperatas, tradição profundamente enraizada na cultura local e na história da cidade mineira.

Atualmente um dos eventos musicais ao ar livre, mais tradicionais do Brasil, a Vesperata é reconhecida como Patrimônio Cultural de Minas Gerais, premiada em 2010 pelo Ministério do Turismo com o Troféu Roteiros do Brasil, por promover a Sustentabilidade Cultural. Com origem nas práticas tradicionais no século XIX, o concerto noturno é realizado a céu aberto por bandas no centro histórico, unindo cultura e gastronomia.

A “Carnaverata” forma um mix de inovação, criando um ambiente festivo que une o passado e o presente de maneira. A musicalidade de Diamantina sempre foi uma grande potência. Ao longo dos anos, muitas folias contaram com programação quase exclusiva de atrações musicais locais. Com o tempo, bandas participantes alcançaram renome nacional, mantendo viva a tradição centenária dos blocos carnavalescos.

“A cidade quer mostrar como a retomada dessas origens inflaram nos moradores o sentimento de pertencimento, ativando também a criatividade, com a transformação do seu maior produto turístico em Carnaval. “A Carnaverata”, assim como a Vesperata, são criações genuinamente diamantinenses”, declarou Alberis Mafra, Diretor de Cultura da Secretaria de Cultura e Patrimônio de Diamantina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *