Manifestação sobre redução de turmas vai reunir comunidade escolar na praça do Pará

Escola Estadual Major Lage

Nesta quarta-feira (20) haverá manifestação do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Estado de Minas Gerais (SindUte), subsede Itabira, em defesa da educação. O ato será na praça Nelson Lima Guimarães no Pará, a partir das 16h30. Itabira não aderiu ao “Projeto Mãos Dadas”, porém, a Secretaria de Estado em Educação, sem consulta prévia a comunidade escolar, retirou turmas do Ensino Fundamental das escolas estaduais. A educação pretende unir forças e contar com o apoio da sociedade para barrar essa municipalização, através da redução de turmas.

Arte: SindUte Itabira

“Tomamos conhecimento de que não consta no Plano de Atendimento para 2024 nenhuma turma de 1º ano do Ensino Fundamental para a Escola Estadual Major Lage; e apenas uma turma de 1º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental para a Escola Dona Eleonora Nunes Pereira, ou seja, duas escolas com melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) estão na mira da municipalização. Os alunos que ingressariam nesta série não terão oportunidade de estudar em nenhuma destas escolas”, explica a diretora da subsede de Itabira Giocasta Machado.

Escola Estadual Dona Eleonora Nunes Pereira

“A comunidade escolar rejeita essa ação e vamos tomar as providências cabíveis para barrar isso. Retirada de turmas sem diálogo com a comunidade, reflete diretamente na vida funcional dos servidores, e na oferta de educação de qualidade, por isso, convidamos a todos que não compactuam com essa arbitrariedade a comparecerem ao ato desta quarta-feira, às 16h30 na praça do Pará”, afirma a coordenadora do SindUte subsede Itabira, Vanderleia de Freitas. Pais, alunos, educadores e a comunidade itabirana estão convidados a participar da mobilização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *