Médica hematologista do HNSD destaca como prevenir Linfomas

Marielle Pinho. Crédito: Bergsthem Santana/COI

Na sexta-feira (15) foi lembrado o dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas. E o Hospital Nossa Senhora das Dores (HSND) trouxe a opinião de uma especialista, a médica hematologista do Centro Oncológico de Itabira (COI), Marielle Pinho, que destacou reflexões importantes sobre o tema. Segundo ela este problema de saúde que pode afetar crianças e idosos. Assim, a prevenção como em outras enfermidades, é considerada importante para evitar ocorrências graves com o paciente. O HNSD atende pacientes oncológicos do Sistema Único de Saúde (SUS), através do COI, oferecendo quimioterapia.

No próximo ano, o HNSD pretende contar com outro instrumento fundamental para recuperação de pacientes oncológicos, o Centro de Radioterapia. Desta forma, será ampliado o atendimento para uma plataforma ainda melhor. Segundo Marielle Pinho, os Linfomas são tipos de cânceres que afetam o sistema linfático, que faz parte do sistema imunológico. E correspondem a aproximadamente 3,5% dos cânceres diagnosticados. Uma das neoplasias ou tumores mais comuns na infância. É uma doença potencialmente curável, mas na maioria das vezes necessita de quimioterapia e/ou radioterapia.

Principais sintomas: aumento dos gânglios linfáticos (que combatem infecções), sensação de fadiga, suor noturno, perda de peso incompreensível e febre constante. O diagnóstico é conduzido por exames laboratoriais, de imagem, biópsia e imunoistoquímica. A forma de prevenir a doença é manter hábitos de alimentação saudáveis. Priorizar o consumo de alimentos frescos e não processados, evitar cigarro e bebidas, além de  praticar atividade física. “Dependendo do tipo do linfoma, a rápida identificação ajuda a iniciar o tratamento ainda em fases iniciais, aumentando a chance de cura”, reforçou a hematologista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *