Projetos interdisciplinares ampliam articulação entre Unifei e escolas públicas

Foto: Equipe PIBID/Unifei

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é uma política governamental de formação de docentes em nível superior. Na Universidade Federal de Itajubá (Unifei), a equipe do PIBID é atualmente constituída por 48 bolsistas dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química. Além disso, ela é composta pelas professoras coordenadoras de área Andreia Arantes Borges, do Instituto de Recursos Naturais (IRN), e Danielle Aparecida Reis Leite, do Instituto de Física e Química (IFQ); pelos professores supervisores que atuam na educação básica, Alexandre Serafim, Anderson Marcelo Gomes, Cristina Cândida de Macêdo, João Pedro de Oliveira Braga, Marcela Aparecida Nunes Tamura, Reginaldo Aparecido Ferreira, e pela coordenadora institucional, professora Paloma Alinne Alves Rodrigues, também do IFQ.

Foto: Equipe PIBID/Unifei

No dia 28 de novembro de 2022, foi realizado o Seminário de Abertura do PIBID/Unifei, contando com a participação da professora Nilva Lúcia Lombardi Sales, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), que proferiu a palestra “O PIBID como espaço de formação na perspectiva da interdisciplinaridade”. O evento ocorreu com o apoio da Pró-reitoria de Graduação da UNIFEI, que esteve representada pelo pró-reitor, professor Edmilson Marmo Moreira, além de diretores de institutos, coordenadores dos cursos de licenciatura e diretores das escolas estaduais de Itajubá. Tendo em vista a necessidade de fornecer aos pibidianos diferentes conhecimentos para subsidiar a elaboração e implementação dos projetos a serem desenvolvidos nas escolas-campo, foram ofertadas no primeiro semestre de 2023 ações formativas.

Foto: Equipe PIBID/Unifei

Desse modo, os pibidianos foram convidados a participar de rodas de conversa e palestras que abordaram diferentes temas. A primeira roda de conversa foi sobre as vivências pibidianas: “Tenho um aluno com deficiência, e agora?”, ministrada pela fisioterapeuta Pollyana R. Vianna; “O ‘novo’ ensino médio: reflexões necessárias”, proferida pelo professor Esdras Viggiano de Souza; “O Transtorno do Espectro Autista (TEA): um olhar para novas possibilidades”, ministrada pela presidente da Associação Grupo de Apoio a Inclusão (AGAI), a pedagoga Carolina Freire; “Trabalhando com projetos interdisciplinares em sala de aula”, proferida pela professora Paloma Rodrigues, e “Escrita científica persuasiva”, ministrada pela professora Betânia Mafra Kaizer, do IFQ. As ações formativas foram realizadas na primeira segunda-feira de cada mês.

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